Bancos farão programa de renegociação de dívidas a partir desta segunda-feira

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), alguns dos maiores banco do País farão um mutirão de renegociação de dívidas junto aos clientes a partir desta segunda-feira (2) até a próxima sexta-feira (6). A quitação dos débitos terá condições especiais.

O programa está incluso em um acordo de cooperação com o Banco Central (BC), que também inclui orientação financeira. Mais de 200 agências dos bancos dessas instituições em todo o país ficarão abertas até às 20h. Os bancos participantes serão:

  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Banrisul
  • Bradesco (BBDC4)
  • Caixa Econômica
  • Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4)
  • Santander (SANB3; SANB4)

Saiba mais: Entenda três causas que motivaram a alta do dólar nas últimas semanas

Nas outras agências que não as participantes, será possível renegociar os débitos durante o período de funcionamento normal. Por meio dos canais digitais e pela plataforma consumidor.gov.br também haverá renegociação e orientação financeira. Os bancos Votorantim e Safra participarão apenas através dos canais digitais.

Bancos trabalham em prol da educação financeira

A Febraban informou que o percentual de desconto será decidido por cada banco. As instituições financeiras poderão negociar, também, parcelamento, extensão do parcelamento e nova linha de crédito com juros menores, entre outros. As agências participantes e todo o material da semana está disponível no site da instituição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, a realização do programa representa uma revolução importante nos esforços realizados pelas instituições financeiras para promover o uso saudável do crédito.

Saiba mais: Investidor brasileiro tem que olhar para o mundo, diz GAMA

“É, em primeiro lugar, um esforço coordenado com o Banco Central visando aproveitar a capacidade de comunicação e capilaridade das instituições financeiras, e o conhecimento que elas detêm de seus clientes e usuários, para ampliar o acesso das pessoas a informações sobre o tema em todo o País”, disse o executivo da federação dos bancos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião