Investir em 2024: veja 5 bancos para apostar

Independentemente do cenário econômico no qual o Brasil se encontra, os bancos costumam chamar a atenção dos investidores na bolsa brasileira, tanto pelo peso que esses papéis têm no Ibovespa, quanto pela solidez financeira dessas instituições.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

2023 foi um ano em que se estabeleceu um novo governo no país e o mundo lidou com sinais divergentes em relação à inflação, por exemplo. Mesmo com esse contexto meio incerto, o índice financeiro, que conta com papéis do setor bancário, acumula alta de cerca de 31% no ano.

Dessa forma, a expectativa de parte dos analistas é de que o ano de 2024 seja ainda mais positivo para as ações dos bancos, com as empresas conseguindo entregar resultados melhores trimestre a trimestre.

Pensando nisso, a Suno Notícias conversou com alguns especialistas, que listaram cinco ações de bancos para investir em 2024.

Confira a relação a seguir:

Itaú (ITUB4): recomendação de compra

“O Itaú (ITUB4) consolidou o seu desempenho acima dos pares privados com o resultado do último trimestre. Com maior exposição a clientes com renda elevada e empresas de maior dimensão, o banco conseguiu expandir sua carteira de empréstimos e receita de serviços em meio a um ciclo de aumentos relevantes na inadimplência. Assim, com o status de banco premium, um valuation atraente e exposição a uma carteira mais defensiva, temos recomendação de compra para o papel, que é uma de nossas principais teses no setor financeiro”, afirma Victor Miranda, operador de renda variável da One Investimentos.

Bradesco (BBDC4): preço e oportunidade

“Vejo uma oportunidade em Bradesco (BBDC4) pelo preço estar atrasado. O Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, está perto da máxima histórica, Itaú também está em um bom patamar. Mas, quando a gente olha para desconto de preço de mercado, o Bradesco se destaca, muito em função dos balanços ruins do início deste ano. O banco vem demonstrando melhora nos números, e isso deve continuar acontecendo em 2024. Por preço e oportunidade, eu olho para Bradesco”, diz Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Banco do Brasil (BBAS3): espaço para crescer ainda mais e dividendos

De fato, a ação do Banco do Brasil (BBAS3), negociada atualmente na casa dos R$ 54,16, está próxima de atingir a máxima histórica, que foi de R$ 55,18. No ano, aliás, a alta acumulada é de cerca de 55%.

Mesmo assim, Max Bohm, estrategista de ações da Nomos, ainda vê espaço para crescimento da ação do Banco do Brasil, e ainda cita a perspectiva de pagamento de dividendos.

“O Banco do Brasil segue barato apesar de estar próximo à máxima histórica. Empresa deve mostrar rentabilidade acima de 20% nos próximos trimestres, além de pagar bons dividendos, acima de 10% de yield”, comenta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

BTG Pactual (BPAC11): rentabilidade e crescimento

O BTG Pactual (BPAC11) é um dos bancos preferidos do BB Investimentos, que vê a tese como “única”. Em relatório, os analistas afirmam que enxergam no banco uma combinação de crescimento com rentabilidade:

“O BTG, em nossa visão, representa o melhor de dois mundos, combinando o crescimento e agilidade do novo modelo bancário com foco digital e a rentabilidade do modelo tradicional. Em nossa opinião, o retorno sobre o patrimônio líquido consistentemente na casa dos 20%, e o robusto crescimento de lucros nos anos recentes, apesar da também larga expansão dos custos associados ao crescimento, justificam o prêmio dos múltiplos em comparação com demais pares. Essa combinação reforça a ideia de crescimento com rentabilidade que torna a tese do BTG única”, afirmam os analistas.

Inter (INBR32): melhora em 2024

“O Inter (INBR32) deve mostrar uma melhora de rentabilidade ao longo de 2024. Ainda é um papel barato em relação ao Nubank (ROXO34) e aos outros bancos, uma vez que negocia a cerca de 1,2x preço/valor patrimonial. Caso o Banco Inter consiga atingir algo na casa de 12% de rentabilidade nos próximos trimestres, ele certamente será precificado em um nível maior do que o atual”, completa Max Bohm.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião