Banco Original faz parceria de ‘open banking’ com o Guiabolso

O Banco Original anunciou nesta segunda-feira (19) uma parceria de “open banking” com o Guiabolso.

O acordo entre as duas instituições permitirá que os clientes do Banco Original sincronizem suas contas com a fintech. Dessa forma, o aplicativo realizará uma integração com os dados bancários dos usuários e classificará os gastos.

Os usuários do Guiabolso poderão acessar produtos do banco e abrir contas na instituição. Até o final do ano, a estimativa é que o setor de investimentos do Original esteja sincronizado com a fintech.

“A gente vai se expor primeiro, mas também vai aprender primeiro quais as demandas desse público que quer soluções financeiras totalmente digitais, sem as burocracias e custos dos modelos tradicionais”, afirmou o diretor de tecnologia e produtos do Original, Raul Moreira.

O projeto desenvolvido pelas empresas pode ser considerado uma versão embrionária do open banking, visto que o sistema ainda não é regulamentado no Brasil.

Benefícios para promover a parceria

As empresas pretendem impulsionar o novo recurso através de benefícios oferecidos aos clientes. Portanto, as pessoas que utilizarem o aplicativo para abrir uma conta no banco terão um ano grátis de serviços do Sem Parar.

Além disso, caso tenham um pedido de cartão de crédito aprovado, os usuários ganharão seis meses de isenção nos serviços de streaming Spotify e Netflix.

O Guiabolso

O Guiabolso está entre as três maiores fintechs do Brasil. A empresa surgiu em meados de 2012, dando consultoria a clientes que informavam suas situações financeiras.

A ideia era entender como o brasileiro lida com as finanças e assim criar uma startup voltada para este tema. Em 2014 a empresa lançou um aplicativo para smartphones da Apple, que sincronizava a conta das pessoas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O aplicativo do Guiabolso foi desenvolvido um ano depois, em 2015, e ajudou a empresa a crescer ainda mais. Os serviços prestados pela startup visam ajudar as pessoas a organizarem suas finanças e reduzir dividas.

O Banco Original

O Banco Original surgiu em 2011, por meio da fusão entre o Banco JBS e o Banco Matone. A instituição pertencente à holding J&F da família Batista.

Saiba mais: Clientes de bancos digitais economizam R$ 1 bi em tarifas bancárias

O intuito da instituição é oferecer serviços financeiros completamente digitais, de forma simplificada. Além disso, o banco também busca oferecer taxas menores quando comparado a instituições financeiras tradicionais.

A taxa máxima de transferência entre contas na própria instituição, para pessoas físicas, é de R$ 0,70, por exemplo. Os valores máximos para outras operações do Banco Original também são menores quando comparado à média disponibilizada pelo BC.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião