Banco da Inglaterra vê sinais de recuperação da economia do Reino Unido

O Banco da Inglaterra (BoE, sigla em inglês) já vê sinais de recuperação na economia do Reino Unido, depois do pico das turbulências causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada nessa sexta-feira (12) durante uma entrevista do presidente do Banco Central do Reino Unido, Andrew Bailey à ‘Sky News’ .

Durante a entrevista, o presidente do Banco da Inglaterra salientou que “nós vemos sinais de que a economia volta à vida, nos dados de alta frequência”.

Entretanto, segundo Bailey , a retomada está no início e é um procedimento gradual, mas apesar disso, os sinais de recuperação já são observados pela autoridade monetária britânica.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Já sobre as medidas de oficiais de auxílio, o Banco Central do Reino Unido afirmou que são a melhor opção para uma recuperação rápida dos impactos do novo coronavírus.

PIB do Reino Unido deverá cair de 30%, diz Banco da Inglaterra

Apesar disso, o BoE informou, a mais ou menos um mês, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deverá se contrair de 30% no primeiro semestre. Segundo a instituição monetária central britânica, essa redução será provocada pelos efeitos do novo coronavírus.

A queda do PIB do Reino Unido é sem precedentes na história do país. Um cenário ainda mais sombrio do que o colapso esperado no resto da Europa, com a economia da zona do euro se contraindo de 7,75% em 2020, de acordo com as previsões de primavera publicadas um dia antes da publicação da previsão do PIB, pela Comissão Europeia.

Saiba mais: Banco da Inglaterra anuncia operação de recompra reversa

Apesar das estimativas de choque econômico, com uma queda de 3% no PIB no primeiro trimestre seguida de uma queda de 25% no segundo trimestre, o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra, liderado pelo governador Andrew Bailey, decidiu manter a principal taxa de juros inalterada em 0,1%, o nível mais baixo da história.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião