B3 (B3SA3) e Totvs (TOTS3) se unem para criar TFS, empresa de tecnologia bancária

A Totvs (TOTS3) e a B3 (B3SA3) anunciaram nesta segunda-feira (12) a criação de uma nova companhia dedicada ao segmento de serviços financeiros, a TFS.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

“A empresa, que fará parte do grupo Totvs mas com management renovado e com total autonomia, nasce do carve-out da atual operação da TFS (TOTVS Financial Services) e ganhará uma sócia de peso, a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, a principal infraestrutura de mercado financeiro brasileiro, que fará um aporte primário de R$ 600 milhões e passará a deter 37,5% da nova empresa”.

A transação avalia o equity da nova companhia em R$ 1,6 bilhão.

”Temos buscado caminhos criativos para gerar ainda mais valor a nossos stakeholders e construído novas avenidas de crescimento, seja por meio da venda de operações que não estejam mais alinhadas à nossa estratégia, seja pela criação de joint-ventures, aquisições em diferentes segmentos e portes, investimento contínuo em inovação orgânica e, agora, pelo primeiro carve-out de uma operação com alto potencial de crescimento. Fazer isso em parceria com a B3, que tem inquestionável track record e credibilidade na construção e operação de plataformas tecnológicas críticas para o setor financeiro, nos honra e indica o enorme potencial dessa oportunidade.”, comenta Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs.

Em sua nova configuração, a nova TFS pretende realizar aquisições e parcerias, além da implementação do seu plano de desenvolvimento orgânico, para gerar um portfólio ainda mais amplo, endereçando as diferentes demandas desse mercado e contribuindo para a eficiência de seus clientes.

“O setor financeiro está em plena transformação, com inovações e maior sofisticação demandando mais agilidade e foco no cliente. A B3, como parceira nessa jornada, busca formas de expandir sua presença em áreas adjacentes ao nosso negócio principal, nas quais encontre alto potencial de crescimento e possa agregar valor, aprofundando vínculos e proximidade no dia a dia com todos os clientes. A escolha da TOTVS, a mais destacada empresa brasileira de software, como sócia, fortalece a capacidade de sucesso em um mercado competitivo e que requer competências complementares às que a B3 desenvolveu”, destaca Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A companhia terá como CEO da operação Denis Piovezan, ex-vice-presidente da Linx, responsável pela idealização e lançamento da Linx Pay Hub, com passagens pelo Banco Ibi (Serviços Financeiros de Varejo da C&A), WalMart, Losango (Financiamento ao Consumidor do HSBC), Smiles e Banco Plural.

“Autonomia na gestão e um plano ambicioso focado nos clientes, são os ingredientes principais dessa nova etapa da TFS. O suporte e experiência da TOTVS e da B3 trazem robustez e segurança para a nova operação. O objetivo é atingir um crescimento acelerado e, futuramente, buscar o IPO” afirma Denis Piovezan.

O ingresso da B3 como sócia da Totvs na nova companhia depende da aprovação das autoridades concorrenciais brasileiras, da CVM e da verificação de outras condições usuais para esse tipo de negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião