Visando startups, B3 (B3SA3) lança solução de crowdfunding com tokens

A B3 (B3SA3) passará a disponibilizar uma solução de ativos tokenizados para plataformas de crowdfunding, conforme comunicado pela companhia nesta terça-feira (16) – em um movimento que deve servir de impulso para o mercado de startups.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A tokenização da B3 foi desenvolvida em parceria com a B3 Digitas e é personalizável para atender qualquer plataforma de financiamento coletivo.

Conforme detalhado pela companhia em comunicado, a nova solução de tokens permitirá a tokenização dos Contratos de Investimento Coletivo (CICs) e dos ativos emitidos nas plataformas de crowdfunding durante as captações primárias.

Esses tokens por sua vez poderão ser negociados posteriormente pelas plataformas que utilizam a tecnologia da B3, com liquidação financeira via PIX, controle de titularidade e rastreabilidade das operações.

Após isso essas plataformas poderão oferecer um ambiente personalizado para quem investir – evitando que novas tecnologias precisem necessariamente serem criadas do zero.

“Estamos trazendo para o mercado uma solução white label [adaptável às necessidades de cada cliente] ágil e segura, que possibilita ao setor de crowdfunding oferecer um ambiente para que os investidores possam transacionar sua participação em startups e pequenas e médias empresas. O uso de plataformas de financiamento coletivo muitas vezes é o primeiro passo das empresas no mercado de capitais”, diz Jochen Mielke de Lima, CEO da B3 Digitas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A medida vem após a autorização recente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que a companhia possa oferecer essa tecnologia. No momento atual mais de 60 plataformas de crowdfunding reguladas pela CVM realizam captações primárias junto aos investidores.

A solução foi desenvolvida com apoio da Kria e EqSeed.

Cotação das ações da B3

As ações da B3 caem 1% no intradia desta terça-feira (16), a R$ 11,37 por papel. No acumulado de 2024, as ações somam uma desvalorização de 19%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião