B3 (B3SA3) lança índice de volatilidade com a S&P; veja como vai funcionar

A B3 (B3SA3) e a S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) divulgaram nesta terça-feira (19) o lançamento de um novo índice de mercado, relacionado à medição da volatilidade implícita. O índice será chamado de “S&P/B3 Ibovespa VIX”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O novo índice da B3 será o primeiro a fazer um acompanhamento do mercado brasileiro baseado no “Cboe Volatility Index” (índice VIX), que pertence à Cboe Global Markets.

‌O objetivo do índice é auferir a volatilidade implícita das opções do Ibovespa, gerando uma observação sobre as perspectivas de volatilidade de curto prazo no mercado do Brasil, em um período de 30 dias.

O desenvolvimento do índice S&P/B3 Ibovespa VIX se baseia no método utilizado no índice VIX. Como os preços das opções podem indicar as perspectivas dos investidores em relação à volatilidade do Ibovespa, os derivativos foram usados ao invés das cotações das ações. Por outro lado, esse novo índice não é negociável na Bolsa de Valores.

Detalhes sobre o novo índice da B3

A partir da criação do novo índice, será possível ter acesso a um benchmark para entender a relevância de eventuais movimentações do mercado do Brasil, gerando uma visão mais abrangente sobre como elas devem impactar as carteiras de investimento.

“A S&P Dow Jones Indices tem o prazer de colaborar com a B3 nesse importante lançamento, que expande ainda mais o uso de instrumentos de referência baseados em volatilidade, não apenas nos EUA, mas em mercados fundamentais de todo o mundo”, afirmou Tim Brennan, diretor de Mercados de Capital da S&P Dow Jones Indices.

O diretor ainda explicou que a inserção de índices relacionados à volatilidade implícita, como é o caso do novo S&P/B3 Ibovespa VIX, reflete “o ecossistema líquido de produtos no Brasil e complementa a oferta de índices líderes do mercado da S&P DJI”.

H‌enio Scheidt, gerente de Índices da B3, celebrou a criação do novo índice, que agora passa a fazer parte da gama de produtos da companhia responsável pela Bolsa de Valores brasileira.

“O novo índice acrescenta ao portfólio de produtos da B3 um indicador de volatilidade que pode ser usado por profissionais e investidores como referência para medir a percepção do risco. O mercado de opções no Brasil atingiu um novo patamar em termos de volume de negociações, o que permitiu o lançamento desse índice e possibilitou trazer para o mercado local uma metodologia que já é consolidada em outras partes do mundo”, destaca.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião