B3 (B3SA3) lança índice de ações focado em agronegócio; veja lista completa

A B3 (B3SA3) lança na próxima segunda-feira (16) o primeiro índice de ações composto especificamente por empresas ligadas ao agronegócio, em um momento que o setor ganha relevância no mercado de capitais brasileiro com a alta dos preços de commodities e após uma safra de IPOs do segmento nos últimos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Índice Agro Free Float Setorial, ou IAGRO B3, será formado por 32 papéis. O de maior peso é o da JBS (JBSS3), representando 7,4% da carteira.

Os quatro subsetores do agronegócio possuem pesos diferentes, disse Luís Kondic, diretor executivo de produtos listados e dados da B3, em entrevista à agência de notícias Reuters: primário, insumos, agroindústria e agrosserviços.

“O índice é abrangente, incluindo setores direta e indiretamente centrados no agronegócio, mas damos peso maior aos mais diretamente ligados ao agro”, disse Kondic, acrescentando que a divisão primários tem peso quatro; insumo, três; agroindústria, dois; e agrosserviços, um.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No setor primário, entram empresas de agricultura e pecuária. Em insumos, as companhias de fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos agropecuários. Já a agroindústria inclui artigos de couro, fabricação de bebidas e até têxtil e acessórios de base natural. Por fim, serviços engloba transporte, logística e armazenamento ao setor e comercialização de veículos agrícolas.

A B3 decidiu também incluir as varejistas Pão de Açúcar (PCAR3) e Carrefour (CRFB3), assim como a varejista de moda Arezzo (ARZZ3) e da companhia de produtos para construção civil Dexco (DXCO3).

Kondic afirmou que o índice deve “refletir o desempenho médio de empresas que são parte do agronegócio”. A composição do índice ainda leva em conta outras características, como o valor de mercado das ações em circulação e certas regras eliminatórias, como preço médio obrigatoriamente acima de R$ 1 o papel e cumprimento de exigências de liquidez.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nessa primeira composição, o subsetor primário domina e não há representantes do segmento de insumos. O índice será atualizado em setembro, como o restante das carteiras da B3.

Kondic disse que a ideia para o IAGRO B3 surgiu de conversas com gestores relacionados ao agronegócio e que desejam lançar produtos financeiros do setor. A B3 espera que o índice viabilize ETFs (Exchange Traded Funds) e fundos referenciados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Composição do IAGRO B3:

Cotação

As ações da B3 operam em queda de 3,11% nesta sexta-feira (13), a R$ 11,53. No ano, acumulam ganhos de 8,30%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião