Azul (AZUL4) tem queda de 24% no tráfego de passageiros em março

A Azul (AZUL4) informou nesta terça-feira (7) que o tráfego de passageiros diminuiu 24,6% em março de 2020, comparado com o mesmo período no ano anterior. Essa redução, segundo a companhia aérea, é devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A oferta de assentos da Azul também registrou recuo de 17,2% em março deste ano, resultando em uma taxa de ocupação de 73,5%, correspondente a 7,3 pontos percentuais abaixo que o mesmo período em 2019.

“Durante as duas primeiras semanas de março, nós vimos tendências saudáveis de demanda, com o tráfego de passageiros aumentando 20% na comparação anual. Desde então, reagimos rapidamente às mudanças no mercado decorrentes da pandemia do covid-19, com capacidade total caindo mais de 50% ano contra ano nas últimas duas semanas do mês”, disse o CEO da companhia John Rodgerson.

“De 25 de março a 30 de abril, esperamos operar 70 voos diretos por dia para 25 cidades, o que representa uma redução de 90% da capacidade total em relação ao ano passado”, completou Rodgerson.

Cade aprova compra da TwoFlex pela Azul

No dia 27 de março, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou compra da companhia de táxi aéreo TwoFlex pela Azul.

De acordo com o Cade, a compra da TwoFlex não afetará a competitividade com outras empresas, como a Gol (GOLL4) e a Latam, que são as principais concorrentes da Azul no Brasil. Isso porque a negociação envolve menos de 20% do mercado aéreo nacional.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium.

O órgão antitruste salientou, no entanto, que a negociação aumentará a atuação da companhia no segmento de aviação nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A aquisição da TwoFlex pela companhia aérea foi anunciada em janeiro deste ano. O valor da compra foi de R$ 123 milhões. Com a aquisição, a Azul contará com 36 novos destinos regionais que eram operados pela empresa de táxi aéreo.

“A companhia também conta com 14 horários diários de partidas e chegadas na pista auxiliar de Congonhas, o principal terminal doméstico do país. Sua frota é composta por 17 aeronaves Cessna Caravan próprias, um turboélice regional monomotor com capacidade para nove passageiros”, informou a Azul, em nota, sobre a TwoFlex.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião