Azul (AZUL4) dispara mais de 10% e Gol (GOLL4) tem alta de 8,6% no Ibovespa. Entenda o que houve

Os analistas do Citi elevaram o preço-alvo para as ações da Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse), o que fez com que os papéis das duas empresas disparassem nesta terça-feira (6).

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No fechamento, as ações preferenciais da Azul subiram 10,5%, a R$ 20,20, enquanto as da Gol avançaram 8,69%, a R$ 9,78.

Os analistas Stephen Trent, Filipe Nielsen e Jay Singh elevaram o preço-alvo para os ADRs da Azul de US$ 17,00 para US$ 20,50 e os da Gol de US$ 6,75 para US$ 7,75. Em ambos os casos, eles reiteraram a recomendação de compra.

No relatório, a equipe do Citi ressaltou que a demanda por passagens das companhias aéreas brasileiras continua em crescimento, além da receita por assento, que permanece próxima a níveis recorde. Os analistas enxergam, ainda, que as pressões cambiais e os custos com combustíveis parecem estar diminuindo.

Ainda no relatório, o banco alertou para a alavancagem financeira das companhias, o que pode ser um gatilho importante para as ações, caso as empresas não consigam avançar nos planos de redução de dívida.

Gol divulga dados de tráfego em maio

Em comunicado ao mercado divulgado na noite de segunda-feira (5), a Gol divulgou os números prévios de tráfego do mês de maio de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Unindo voos domésticos e internacionais, a companhia aérea registrou demanda RPK, ou passageiros-quilômetro transportados, total de 2,71 bilhões em maio, alta de 13,1% na base anual. 

A oferta ASK, ou assentos‐quilômetros oferecidos, total no período atingiu 3,57 bilhões, aumento anualizado de 14,9%. Já a taxa de ocupação caiu 1,2 ponto percentual na mesma comparação, a 76,1%.

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Azul reduz prejuízo em 10% no 1T23

Entre os meses de janeiro a março deste ano, a Azul teve um prejuízo líquido ajustado de R$ 727,6 milhões, queda de 10% ante o mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, o “resultado líquido foi ajustado por resultados não realizados de derivativos e taxa de câmbio”.

No comunicado de resultados, John Rodgerson, CEO da Azul, afirmou que está otimista com o futuro da companhia em 2023 e para o resto deste ano, estima que o crescimento de sua capacidade será de aproximadamente 14% ante 2022.

“Olhando para o futuro, não poderíamos estar mais animados com as tendências que estamos vendo no ambiente de demanda, combinadas com a queda acentuada nos preços dos combustíveis”. 

Na última quinta-feira (1), a companhia divulgou em fato relevante que fará uma emissão de até R$ 600 milhões em debêntures simples com prazo de um ano, com o objetivo de pagar pelo fornecimento de combustíveis da Raízen (RAIZ4). Serão emitidas 600 mil debêntures da Azul, com valor unitário de R$ 1 mil cada.

No mês de maio, as ações da Azul dispararam mais de 55%, sendo uma das que mais se valorizaram no Ibovespa no período, em meio ao cenário mais otimista esperado pelos analistas do Bradesco BBI e Itaú BBA. Entre as companhias aéreas, as duas casas demonstraram sua preferência pela Azul.

A recomendação das duas casas foi outform para as ações da Azul, o que equivale à compra. Já o Bank of America elevou sua recomendação de underperform (equivalente à venda) para neutra.

O Bradesco destacou na Azul a sua maior liquidez de caixa quando comparada aos concorrentes locais, assim como a malha aérea diferenciada da companhia. Por fim, ressaltou que a empresa pode começar suas operações em novos slots no aeroporto de Congonhas, situado em São Paulo.

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Giovanni Porfírio Jacomino

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