Avianca terá 612 voos a menos do que na última Páscoa

A Avianca Brasil reduziu seus voos de 987 na Páscoa de 2018 para 375 no feriado desta ano que começa na sexta-feira (19). A redução é de 62%.

Os dados refletem a situação atual da Avianca. A companhia, que está em recuperação judicial, já cancelou mais de 250 voos até o próximo sábado (20). O levantamento de comparação do feriado de Páscoa foi feito pelo G1 com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com a agência, a frota de aviões da Avianca será reduzida até segunda-feira (22). A aérea brasileira terá que devolver oito aeronaves. De acordo com o órgão, a devolução ocorrerá aos poucos para “mitigar os efeitos para os passageiros”.

Saiba Mais: Avianca Brasil irá devolver oito aeronaves até segunda, informa Anac

No último levantamento, a Anac informou que a Avianca possuía 25 aeronaves. A frota da aérea passará a ser de 17 aviões. Com a companhia em crise, empresas de arrendamento têm pedido a devolução das aeronaves desde o ano passado. Do total de aviões devolvidos, sete pertencem à empresa de leasing GECAS e um é da PK.

Entenda o caso

A empresa é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

Três empresas de leasing já pediram restituição de aviões por conta da falta de pagamento. A companhia aérea tinha assegurado que nenhuma das operações seriam afetadas, mesmo com o processo de recuperação judicial

Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a Anac. A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Saiba Mais: Avianca tem 254 voos cancelados após perder mais de 10 aviões

Em caso de calote, as empresas donas das aeronaves podem pedir o cancelamento das matrículas dos aviões. Isso porque a falta de pagamento por parte da Avianca seria um descumprimento da Convenção da Cidade do Cabo.

No começo de Janeiro, a Anac anunciou o cancelamento de dez matrículas de aviões operados pela Avianca após pedido da GE Capital Aviation Services (Gecas), dona das aeronaves.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Gecas pedia para suspender o registro de dez aeronaves Airbus A320 usadas pela Avianca Brasil em operação de voos. A Gecas é uma empresa de leasing dona das aeronaves, com a qual a companhia aérea tinha um contrato para os 10 aviões.

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião