Avianca Brasil irá devolver oito aeronaves até segunda, informa Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira (17) que a Avianca Brasil irá devolver mais oito aeronaves até segunda-feira. De acordo com o órgão, a devolução ocorrerá aos poucos para “mitigar os efeitos para os passageiros”.

Do total de aviões devolvidos, sete pertencem à empresa de leasing GECAS e um é da PK. O último levantamento da Anac informava que a Avianca possuía 25 aeronaves em operação. A aérea passa por uma recuperação judicial. Deste do ano passado, empresas de arrendamento vem solicitando a devolução de aeronaves.

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“O cronograma de retomada das aeronaves terá início na próxima segunda-feira (22) e poderá impactar as operações a partir desta data. A Anac determinou que a empresa adeque sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados de forma a minimizar o impacto pela retirada das aeronaves”, informou a Anac por meio de nota.

 

Plano de recuperação judicial

A Avianca está em recuperação judicial desde dezembro de 2018. Segundo o jornal “O Globo”, o plano entregue nesta semana à Justiça prevê que a companhia devolva 50 aviões até agosto:

  • cinco aviões em abril;
  • quatro em maio;
  • oito em junho;
  • 16 em julho;
  • e oito em agosto.

Entenda o caso

A empresa aérea é a quarta maior companhia aérea do Brasil e está em recuperação judicial desde 2018. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

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A companhia aérea controla 13% do mercado nacional e registrou um crescimento forte nos últimos anos.

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Três empresas de leasing já pediram restituição de aviões por conta da falta de pagamento. No total, as empresas arrendaram 14 aeronaves para a companhia aérea, equivalente a 30% da frota em operação.

A companhia aérea tinha assegurado que nenhuma das operações seriam afetadas, mesmo com o processo de recuperação judicial. Em dezembro do ano passado, a companhia aérea devolveu duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento.

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Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a ANAC. A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

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Em caso de calote, as empresas donas das aeronaves podem pedir o cancelamento das matrículas dos aviões. Isso porque a falta de pagamento por parte da Avianca seria um descumprimento da Convenção da Cidade do Cabo.

No começo de Janeiro, a ANAC anunciou o cancelamento de dez matrículas de aviões operados pela Avianca após pedido da GE Capital Aviation Services (Gecas), dona das aeronaves.

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A Gecas pedia para suspender o registro de dez aeronaves Airbus A320 usadas pela Avianca Brasil em operação de voos. A Gecas é uma empresa de leasing dona das aeronaves, com a qual a companhia aérea tinha um contrato para os 10 aviões.

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Renan Dantas

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