Auren (AURE3) inicia energização de primeiros módulos fotovoltaicos de usina em Minas Gerais

A Auren Energia (AURE3) comunicou ao mercado que iniciou a energização dos dois primeiros conjuntos de módulos fotovoltaicos da Usina Sol de Jaíba, localizada no município de Jaíba (MG), com capacidade de 100,6 megawatt-pico (MWp).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a Auren, a energização ocorreu antes da data prevista no cronograma e em linha com o plano de negócios do projeto.

“A conclusão desta primeira etapa reforça o compromisso da Auren com a disciplina na alocação de capital, a contínua geração de valor aos seus stakeholders e sua estratégia de crescimento e diversificação de portfólio”, destacou a companhia.

Ainda de acordo com a companhia, o projeto Sol de Jaíba, de 629,9 MWp de capacidade instalada, localizado em Jaíba, no norte do Estado de Minas Gerais, “será uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil, com escala e geografia complementares ao portfólio de geração da companhia”.

Auren (AURE3) anuncia início de operação de usina solar no Piauí

A Auren anunciou o início da operação comercial da usina fotovoltaica Sol do Piauí, localizada no município de Curral Novo (PI), adicionando 48 megawatts (MW) ao portfólio da companhia, de acordo com comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 3 de janeiro.

A elétrica, considerada a nova queridinha do mercado, por causa dos dividendos e caixa robustos, informou que a nova usina no Piauí compartilha a infraestrutura de conexão ao sistema elétrico de transmissão com o complexo eólico Ventos do Piauí I, que possui capacidade instalada de 206 MW.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Telefônica (VIVT3) e Auren criam joint venture focada em energia renovável

Em dezembro, a Telefônica Brasil (VIVT3) e a Auren Energia (AURE3), por meio de sua controlada Auren Comercializadora de Energia, firmaram acordo de investimento para a constituição de uma joint venture, focada na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil.

Em comunicado, a Telefônica afirmou que cada acionista deterá 50% de participação acionária.

A futura joint-venture com a Auren pretende se posicionar no mercado livre de energia do Brasil, cuja abertura vem sendo implementada de forma gradativa e, a partir de janeiro de 2024, estará acessível a clientes do setor empresarial ligados à rede de alta tensão com demanda inferior a 500kW, diz a Telefônica.

“O potencial mercado de atuação da joint venture é estimado em mais de 72 mil grandes empresas entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, além de preparar-se para, no futuro, atuar nos segmentos de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro”, pontua.

Ainda de acordo com a Telefônica, a conclusão da operação está sujeita à obtenção das autorizações antitruste aplicáveis, condição precedente para a constituição da joint venture da Telefônica com a Auren Energia. Disse também que após a devida constituição, a nova empresa iniciará os procedimentos necessários para obtenção das respectivas licenças e autorizações para o desenvolvimento dos seus negócios, cujas atividades têm previsão para início no segundo semestre de 2024, e contará com uma equipe própria e independente.

Desempenho das ações de Auren Energia

Cotação AURE3

Gráfico gerado em: 24/01/2024
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião