Aumento dos Tresuries: maior índice em 7 anos

Diante da incerteza do período eleitoral, os Tresuries –investimento de renda fixa norte-americano- ganha destaque no noticiário financeiro. Os juros futuros enfrentam seu maior rali de alta desde 2016. Atingiram o maior patamar e abalam mercados globais.

Os Tresuries de 10 anos atingiram 3,232% na manhã desta quinta-feira (4) e alcançaram o maior patamar desde maio de 2011. A alta do investimento está diretamente relacionada com a alta de empregos no cenário estadunidense, com cerca de 230 mil vagas a mais em setembro.

Os números convergem para percepção de que o mercado de trabalho está próximo do pleno emprego e que a expansão da economia Estados Unidos, que já dura nove anos, não dá sinal de desaceleração.

O crescimento da economia dos Estados Unidos deixa a expectativa por pressão inflacionária no país mais elevada. Desse modo, a possibilidade do Banco central dos EUA (Fed) elevar os juros é maior.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (3), que o banco central tinha um caminho longo a ser percorrido antes que as taxas de juros se tornassem neutras. Sugeriu que, além dos três já registrados em 2018, mais aumentos poderiam estar no horizonte financeiro.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião