Ataques cibernéticos: Tesouro dos EUA anuncia medidas e sanções para evitar ações de hackers

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou um conjunto de medidas voltadas para conter ataques cibernéticos de ransomware nesta terça (21).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em comunicado, o órgão disse que as ações têm como objetivo deter redes criminosas e interromper trocas de moedas virtuais responsáveis por lavagem de dinheiro. Os criminosos exigem resgates de empresas ou instituições que são alvos de ataques cibernéticos. Nas ações dados de usuários, clientes, funcionários e executivos são sequestrados e sistemas de informação sofrem com instabilidades e chegam a ser derrubados. Os hackers exigem dinheiro para acabar com os ataques.

As medidas incluem uma sanção ao SUEX OTC, uma casa de câmbio virtual acusada de facilitar as transações financeiras dos criminosos.

Ransomware e ataques cibernéticos estão vitimando empresas grandes e pequenas em toda a América e são uma ameaça direta à nossa economia. Continuaremos a reprimir os atores maliciosos”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen.

O ransomware é um tipo software malicioso (malware) utilizado por cibercriminosos para infectar um computador ou uma rede, bloqueando o acesso ao sistema e critpografando os dados, para sequestrá-los.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“À medida que os cibercriminosos usam métodos e tecnologias cada vez mais sofisticados, estamos comprometidos em usar toda a gama de medidas, para incluir sanções e ferramentas regulatórias, para interromper, deter e prevenir ataques de ransomware“, acrescentou.

Segundo o Tesouro, os pagamentos de resgates de sistemas atacados por ransomware atingiram US$ 400 milhões em 2020, valor mais de quatro vezes superior ao nível de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Como resultado da sanção de hoje, todas as propriedades e interesses na propriedade do alvo designado que estão sujeitos à jurisdição dos EUA serão bloqueados, e os americanos serão proibidos em geral de se envolver em transações com eles”, explicou o órgão.

WSJ adiantou sanções sobre os ataques cibernéticos

Em notícia recente, o The Wall Street Journal havia adiantado que o governo dos Estados Unidos estava avaliando uma série de medidas, incluindo sanções, para combater os pagamentos em criptomoedas como medida de resgate após ataques de ransomware.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com os hackers exigindo pagamentos em criptomoedas, os ataques geraram debates entre as fintechs e os legisladores sobre como proteger o mercado contra criminosos, terroristas e outros agentes mal-intencionados sem sufocar seu crescimento ou criar problemas de segurança nacional de longo prazo com o aumento da frequência de ataques cibernéticos.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião