Ataque Hacker no grupo Marriot atinge cerca de 500 milhões de pessoas

O grupo Marriot informou nesta sexta-feira (30) que sofreu um ataque hacker em larga escala em sua rede, no qual os dados da sua rede de hotéis Starwood foram violados.

Segundo as informações iniciais, este pode ser um dos maiores ataque hacker voltado para empresas da história, atingindo cerca de 500 milhões pessoas.

Segundo a nota divulgado pelo grupo Marriot os hackers conseguiram “acesso não autorizado” ao sistema de reservas do Starwood desde 2014. Todavia a multinacional só identificou o caso na semana passada.

“A empresa descobriu recentemente que uma parte não autorizada copiou e criptografou informações, e tomou medidas para removê-las”, foi escrito no comunicado.

Segundo a gerência do grupo, 327 milhões de pessoas tiveram a violação de informações como: nomes, números de telefone, endereços de e-mail, números de passaporte, data de nascimento e informações de chegada e partida, violadas.

Enquanto outras milhões de pessoas tiveram seus números de cartão de crédito e datas de vencimento de cartões violados. Todavia o grupo não soube informar se os dados foram decifrados.

Arne Sorenson, CEO do Marriott, comentou sobre o caso:

“Ficamos aquém do que nossos hóspedes merecem e do que esperamos de nós mesmos. Estamos fazendo tudo o que podemos para apoiar nossos hóspedes e usando as lições aprendidas para seguir adiante”.

A rede Starwood foi comprada pelo grupo Marriott em 2016. Entres os hotéis do grupo, estão os hostéis St. Regis, Westin, Sheraton e W Hotels.

Além disto, a nota informou que o grupo inciará o envio de e-mails aos hóspedes que foram lesados no caso. Anteriormente, foi criado também um site informativo.

Nos índices futuros da bolsa, as ações do Marriott caem quase 6%, refletindo o ataque hacker.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião