Assaí (ASAI3) tem alta de 7,8% no faturamento e reduz previsão de novas lojas
O Assaí (ASAI3) divulgou os resultados do primeiro trimestre deste ano, que apontaram faturamento bruto de R$ 20,3 bilhões, um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2024. A companhia também anunciou que irá reduzir pela metade a projeção de novas lojas abertas em 2026.

O crescimento no faturamento veio a reboque da performance mesmas lojas (unidades em operação há mais de um ano), que registraram um aumento de 5,5%, contra 4,4% no trimestre anterior. Nas 11 novas lojas abertas nos últimos 12 meses, as vendas cresceram 3,6%.
A receita líquida atingiu R$ 18,6 bilhões, avanço de R$ 1,3 bilhão em relação aos três primeiros meses de 2024.
O EBITDA ajustado atingiu R$ 1,022 bilhão, representando um crescimento de 13,9% em relação aos três primeiros meses de 2024. Impulsionada por esses números, a geração de caixa operacional totalizou R$ 3,1 bilhões. O lucro líquido ficou em R$ 162 milhões.
O índice de alavancagem, representado pela relação dívida líquida/EBITDA Ajustado Pré-IFRS16, atingiu 3,15x no trimestre, representando queda de -0,60x em relação ao mesmo período do ano passado.
Assaí (ASAI3) muda planos
Por meio de Fato Relevante divulgado na quinta-feira (8), a Assaí informou que cortará pela metade a projeção de novas lojas a serem abertas em 2026. A meta agora é a abertura de mais 10 unidades, contra 20 que estavam previstas anteriormente. “Essa decisão reflete um posicionamento responsável frente às condições de mercado”, informou. “Desde o início de 2021, a Companhia inaugurou 130 novas unidades, incluindo 66 conversões de hipermercados – um dos maiores movimentos estruturais do varejo brasileiro.
Análise
Os analistas da XP Investimentos destacaram os “resultados sólidos” do Assaí no primeiro trimestre, apontando tendências de aceleração do SSS ajustado. Eles apontaram ainda a habilidade da empresa em negociar com fornecedores, para contornar a pressão criada por acúmulo de estoques, o crescimento na ocupação das galerias compartilhadas (+10pp a/a, com vendas de 15%”.