Aérea de baixo custo JetSmart solicita autorização para operar no Brasil

A aérea chilena de baixo custo JetSmart pediu autorização para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar no mercado brasileiro. A empresa pertence ao fundo Índigo Partners, dos Estados Unidos.

A JetSmart pretende oferecer voos internacionais ao Brasil, partindo do Chile e da Argentina. A companhia é a quinta aérea de low-cost que pede para atuar no Brasil desde maio deste ano.

“Nosso objetivo de longo prazo é bastante simples: queremos ser o operador de custo ultrabaixo da América do Sul”, afirmou o presidente da área, Estuardo Ortiz Porras.

O interesse das companhias de baixo custo pelo mercado brasileiro ocorreu após a aprovação da medida provisória (MP) que autoriza o capital estrangeiro de até 100% em aéreas brasileiras. Além disso, a isenção para bagagem de até 23kg em aviões com capacidade de 31 lugares.

As empresas de baixo custo oferecem passagens abaixo dos preços praticados na média do mercado. Em contrapartida, a oferta de serviços oferecidos também é menor.

Outras áreas low-cost no Brasil

Além da JetSmart, outra companhia chilena, a Sky Airlines, a norueguesa Norwegian e a argentina Flybondi também solicitaram a Anac uma autorização para atuar no Brasil.

A Anac autorizou a Norwegian a atuar no País em agosto de 2018. Dessa forma, a área iniciou suas operações no dia 31 de março deste ano.

Saiba mais: Norwegian, companhia aérea low-cost, inicia operação no Brasil no dia 31

“Nossa nova rota no Rio de Janeiro quebra o monopólio dos voos diretos entre o Reino Unido e o Brasil, já que estamos comprometidos em reduzir as tarifas e tornar as viagens mais acessíveis para turistas e viajantes de negócios”, afirmou Bjorn Kjos, presidente-executivo da área norueguesa.

A Flybondi recebeu autorização da Anac em julho deste ano. A empresa deve começar suas operações no Brasil a partir de outubro, segundo a Anac.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Já a Sky Airline, fundada no mesmo país que a JetSmart, recebeu autorização da agência reguladora em outubro do ano passado. A área iniciou suas operações em novembro de 2018, com um voo entre Santiago, no Chile, para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Tags
Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião