Balanços da semana

Apple é ultrapassada por Xiaomi em venda de celulares no 3T20; Samsung lidera

A Apple (NASDAQ: AAPL) foi ultrapassada pela fabricante chinesa de eletrônicos Xiaomi em vendas globais de celulares no terceiro trimestre deste ano. A companhia criada por Steve Jobs agora ocupa a quarta colocação entre as fabricantes.

Segundo informações compiladas pela consultoria IDC, apresentadas na noite da última quinta-feira (29), após a divulgação dos resultados trimestrais das empresas do setor, a Apple vendeu aproximadamente 42 milhões de smartphones entre julho e setembro, enquanto a Xiaomi vendeu 46,5 milhões de aparelhos.

O levantamento também mostra que a Samsung voltou a liderar a global de vendas de dispositivos, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por apenas um trimestre. A sul-coreana vendeu 80,4 milhões de celulares no terceiro trimestre, sendo responsável por um em cada quatro smartphones vendidos em todo o planeta.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Huawei, por sua vez, vendeu 51,4 milhões de aparelhos e viu suas operações serem impactadas nos últimos meses por conta de sanções norte-americanas desde 2019 — a companhia é acusada pelo governo de Donald Trump de praticar espionagem em benefício do governo chinês.

Pandemia explica queda nas vendas da Apple

A queda das vendas da fabricante do iPhone, porém, não são inexplicáveis. Tradicionalmente, a empresa liderada por Tim Cook lança novos modelos de seus celulares em setembro. Todavia, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o lançamento do aparelho aconteceu apenas no início de outubro.

Além disso, o ciclo de produção do aparelho foi afetado por dois fatores. Um foi a paralisação das fábricas na China, no início de 2020, onde a maior parte dos iPhones são globalmente produzidos. Outra razão foi o bloquieo a viagens internacionais — antes do lançamento de um novo iPhone, é comum que engenheiros da gigante da tecnologia viajem até o país asiático para acertar detalhes da produção.

A queda de desempenho da companhia, entretanto, acabou sendo mais grave do que se previa: no terceiro trimestre, as vendas de iPhones apresentaram uma baixa de quase 21% em receita, chegando a US$ 26,4 bilhões, sendo que especialistas esperavam uma diminuição de 16% nas vendas.

O lucro líquido da Apple no terceiro trimestre, no entanto, ficou levemente acima do consenso, atingindo US$ 12,67 bilhões. De acordo com a IDC, as vendas globais de smartphones recuaram 1,3% na comparação anualizada, mas a consultoria já sinaliza recuperação em mercados de grande relevância, como Brasil e Índia.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião