Apple e Hyundai Motor negociam parceria para desenvolver carro elétrico

As ações da Hyundai Motor subiram mais de 19% na bolsa sul-coreana após a fabricante asiática afirmar que está nos primeiros estágios de conversa para com a Apple (NASDAQ: AAPL) para um possível parceria no desenvolvimento de um carro elétrico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O jornal local Korea Economic Daily afirmou durante a madrugada que Apple e Hyundai estariam revisando termos para firmar a produção em conjunto, que pode começar em 2027.

No primeiro momento, a Hyundai se recusou a mencionar a Apple e afirmou estar sendo procurada por várias companhias de desenvolvimento de carros autônomos e elétricos para firmar parceria

Posteriormente, o representante da Hyundai Chery Kang afirmou em entrevista à CNBC que há conversas com a Apple, mas que não há nada decidido. Segundo ele, a gigante americana estaria discutindo com vários produtores de carros mundo afora sobre uma possível cooperação.

A Apple se recusou a comentar a notícia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Especulação sobre carro da Apple não é de hoje

Em dezembro, a Reuters, citando fontes do meio, afirmou que a big tech está avançando no desenvolvimento de seus próprios carros elétricos e autônomos. A meta seria lançar o próprio carro até 2024 e desenvolver, inclusive, sua própria tecnologia de bateria. Alguns analistas, porém, afirmaram que se trata apenas de especulação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Para muitos, o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos, apesar de ser um potencial setor de crescimento para a Apple, é algo que demandará muitos investimentos e margens pequenas. A companhia, acostumada com o setor de celulares, acessórios e computadores premium, estaria totalmente fora da sua área de atuação.

Em 2014, a própria Apple, porém, anunciou que estava projetando seu carro. Em 2019, o projeto perdeu força quando a companhia decidiu cortar 190 pessoas do departamento.

Segundo fontes, o projeto continua. O foco agora é o desenvolvimento de baterias menores, mais baratas e de longo alcance. Nesse ponto, a Apple tem uma forte concorrente. A Tesla, até então, segue na frente da corrida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião