Apple (AAPL34), Google (GOGL34) e empresas do Ocidente suspendem negócios com a Rússia; veja as principais

Em resposta à invasão da Ucrânia, foi a vez de empresas do Ocidente anunciarem a suspensão de negócios com a Rússia. Além das medidas governamentais impostas ao governo de Moscou pelos Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia e aliados, companhias como a Apple (AAPL34), Alphabet (GOGL34) e Boeing (BOEI34) anunciaram a suspensão de serviços e venda de produtos no país de Vladimir Putin.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Apple, segundo porta-voz da companhia, suspendeu a venda de todos os seus produtos para a Rússia, o que inclui notebooks, smartphones e smartwatches. A empresa não possui nenhuma loja física no país, e entregava os produtos por meio de revendedoras autorizadas.

Na segunda-feira (28), a Apple havia suspendido o funcionamento do serviço de pagamento Apple Pay na Rússia após o governo americano ampliar as sanções econômicas contra bancos russos. O funcionamento do geolocalizador Apple Maps também sofre restrições.

Outra que suspendeu o envio de mercadorias para a Rússia foi a marca esportiva Nike (NIKE34), segundo aviso pelo site de compras.

Já o Google retirou a certificação de veículo jornalístico dos canais estatais russos de comunicação. O YouTube, controlado pela mesma holding Alphabet, disse estar bloqueando os canais russos RT e Sputnik.

A Boeing anunciou que não realizará mais os serviços de apoio às companhias de aviação russas, o que inclui os trabalhos de manutenção, assistência e venda de peças. A gigante da aviação também anunciou o fechamento do escritório em Kiev, capital da Ucrânia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As maiores companhias de logística marítima intercontinental MSC e Maersk anunciaram a suspensão do transporte de contêineres que tenham a Rússia como destino ou procedência.

Em resposta ao êxodo de empresas internacionais, o governo russo anunciou ontem (1º) que investidores estrangeiros estavam temporariamente impedidos de vender ativos russos.

Nesta terça-feira, embaixadores da União Europeia concordaram em excluir sete bancos russos do sistema de mensagens financeiras Swift. Exceção à medida é o maior banco de empréstimos do país, o Sberbank que é sócio da estatal Gazprom, fornecedora de gás natural para a Europa.

Montadoras como a Ford, Daimler, GM anunciaram que suspenderiam as operações no país e o embarque de mercadorias.

Completando a lista de empresas que como a Apple anunciaram interromper os negócios, petroleiras tais quais a Exxon, Equinor, BP e Royal Dutch Shell disseram que encerrariam a produção no país e cortariam laços de negócios com as estatais do setor, como a Rosneft e Gazprom.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião