Após rodada de investimentos e aquisições, Smart Fit retoma IPO

Após rodada de investimentos e aquisições, Smart Fit retoma IPO
Smart Fit (SMFT3). Foto: Reprodução Facebook.

A SmartFit anunciou na noite desta terça-feira (18) que os acionistas da companhia, em assembleia geral extraordinária, aprovaram a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO). Em 2018, a Smart Fit chegou a dar início a um processo estreia na B3 (B3SA3), mas acabou cancelando a oferta.

Neste novo processo, ainda não foi definida a quantidade de papéis que será emitida pela SmartFit – o documento menciona apenas uma oferta pública primária, sem a venda de participações pelos sócios.

SmartFit fez rodada de investimentos e foi às compras

Desde a última tentativa de abrir capital, a SmartFit realizou uma série de movimentações e de aquisições. No fim de 2020, a companhia levantou R$ 680 milhões em uma rodada de investimentos, que contou com a participação da Canada Pensiopn Plan Investments (CPPI) e da Dynamos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Com os cofres cheios, adquiriu em março deste ano a rede Just Fit, com 27 unidades em São Paulo, em valor a ser definido, e anunciou a incorporação da rede mexicana SportsWorld, com mais de 57 unidades no país. A SmartFit já tem operações, além do Brasil e do México, na Colômbia, no Chile, no Peru e em outros países da região. São quase 940 unidades.

A SmartFit sofreu em 2020 por conta das restrições impostas por autoridades para conter o avanço da Covid-19, chegando a perder 200 mil alunos nos três primeiros meses da pandemia.

     

Companhia aposta na recuperação pós-pandemia

Em seus últimos balanços, porém, a companhia vem já demonstrando algumas melhoras: o Ebitda ficou positivo no primeiro trimestre de 2021, em R$ 21,3, revertendo a tendência de prejuízo operacional do fim de 2020.

A companhia, contudo, continua amargando queda na base de clientes. No final de março deste ano, a Smart Fit registrou 2,381 milhões de clientes ativos, número 15,6% na base anual e 8,1% menor em relação ao registrado no fim de 2020.

A SmartFit aposta na retomada após o fim do coronavírus. Em entrevista à Exame em abril, o fundador da rede, Edgar Corona, citou o exemplo da holandesa Basic Fit, que atingiu sua máxima histórica recentemente.

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!