Após investigação, Google finaliza compra de Fitbit

Após investigação, a Alphabet (NASDAQ: GOOGL), dona da Google, afirmou nesta quinta-feira (14) que finalmente concluiu a aquisição da Fitbit, companhia de wearables (dispositivos vestíveis) voltados ao mercado fitness, por US$ 2,1 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A compra começou a ser negociada em 2019 e demorou para ser finalizada por conta das suspeitas das autoridades de que movimentação poderia aumentar ainda mais a participação do Google no mercado de publicidade online.

O temor era que a big tech utilizasse os dados dos produtos da Fitbit, que medem, entre outras coisas, intensidade de exercícios físicos, para personalizar ainda mais seus anúncios online.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para permitir o M&A, o órgão antitruste da União Europeia demandou que o Google mantenha os dados provenientes dos aparelhos da Fitbit separados dos demais. A autorização do bloco veio há cerca de um mês.

Os usuários, porém, poderão optar por guardar os dados dos assessórios em suas contas Google.

Compra ajuda Google a aumentar participação em mercado de vestimentas

A Google, até então, não produzia suas próprias vestimentas eletrônicas, como os smartwatchesapenas provia softwares para algumas fabricantes. Essa atividade, porém, não fornecia à companhia detalhes sobre exercícios, sono e outras métricas que são importantes para quem quer melhorar a própria saúde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Em declaração, o vice-presidente de serviços da Google, Rick Osterloh, afirmou que a aquisição nunca foi sobre dados, mas sim sobre serviços. Além disso, firmou que comprometimento com a privacidade dos usuários da Fitbit e disse que os dados provenientes dos relógios não serão utilizados para gerar avisos personalizados.

Em nota de dezembro, enviada à CNBC, a gigante da tecnologia afirmou que “acredita que esse acordo irá fomentar a inovação em tecnologias vestíveis e ajudar a construir produtos que levem pessoas a terem uma vida mais saudável”.

A Google ainda disse que continuará a trabalhar junto com reguladores do mundo para responder sobre problemas de privacidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião