Após decisão da Suprema Corte, Trump anuncia tarifa global de 10%

Após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o “tarifaço”, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (20) uma nova tarifa global de 10% com efeito imediato. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2026/02/Banner-Materias-01-Dkp-1420x240-Versao-Captura-antecipacao-pre-venda-png.webp

De acordo com o presidente norte-americano, a nova tarifa será implementada com base na Seção 122, uma lei que direciona instrumentos de política comercial nos Estados Unidos. Com isso, as novas taxas só podem vigorar por, ao máximo, 150 dias. Depois deste período, é necessário autorização do Congresso.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, Trump disse estar “envergonhado” da decisão tomada pela Suprema Corte. “Eu estou envergonhado que membros do Supremo por não terem a coragem de fazer o que é certo com nosso país”, comentou ele.

O mandatário disse ainda que há métodos ainda mais fortes à sua disposição para criar novas tarifas comerciais. Segundo ele, outras medidas serão implementadas e podem fazer os Estados Unidos arrecadarem ainda mais recursos.

Quando questionado sobre possíveis reembolsos para empresas, visto que as tarifas aplicadas foram consideradas ilegais, Trump ressaltou que o governo norte-americano ficará na justiça por anos até que isso se resolva, caso necessário. 

Entenda a decisão da Suprema Corte sobre as tarifas de Trump

Nesta tarde, a Suprema Corte decidiu, por 6 votos a 3, derrubar as tarifas globais impostas por Donald Trump com base na International Emergency Economic Powers Act (IEEPA). A maioria dos ministros entendeu que o presidente extrapolou sua autoridade ao usar uma lei de emergência para impor taxas amplas de importação, função que pertence ao Congresso.

O tribunal afirmou que o IEEPA não autoriza a criação de tarifas generalizadas e reforçou que medidas com grande impacto econômico exigem aval claro do Legislativo.

A decisão tomada pela Suprema Corte repercutiu entre empresas e países de todo o mundo e pode trazer uma série de impactos ao cenário fiscal dos Estados Unidos, apesar da nova taxação anunciada por Trump nesta tarde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2026/02/Artigos-e-Noticias-Banner-Home-artigos-02-Desktop_-1420x240-1-png.webp

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião