Apagão se deu por falha de equipamento em usina, diz diretor da ONS

Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, o apagão que atingiu praticamente todo o Brasil há semanas atrás é por conta de uma falha no tempo de resposta de um eaquipamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A falha inicial começou no Ceará, na linha Quixadá-Fortaleza, segundo o diretor do ONS sobre o apagão.

Ciocchi deu declarações na Câmara dos Deputados.

“O chamado evento zero foi uma abertura de linha no Ceará, ligando Quixadá a Fortaleza. Esse desligamento não foi a causa do fenômeno, pois o sistema Brasileiro tem a capacidade de resistir a uma perda simples dessa natureza”, disse.

Segundo o diretor, não ocorreu “falha de informações prestadas pelos agentes.

Além disso, o ONS informou já no dia 15 que a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste.

Segundo o órgão, a interrupção de fornecimento de energia elétrica no Sul e Sudeste foi uma ação de propósito, a fim de evitar mais falhas análogas.

O Governo Federal destacou que a situação foi normalizada nos 25 estados após pouco mais de seis horas do ocorrido.

‘Tínhamos que cortar energia trafegando na rede’

Ciocchi, na mesma ocasião, defendeu a atuação da ONS no apagão.

“Tínhamos que cortar energia trafegando na rede. Em eventos de grandes proporções, o ONS tem prerrogativa de operação mais conservadora”, disse Ciocchi.

Segundo o chefe do ONS, o apagão chegou a cortar 34% da carga do Brasil naquele dia.

Ciocchi falou nesta terça-feira, 29, em audiência pública conjunta nas comissões de Minas e Energia e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Apesar disso, afirmou, não há como atribuir culpa a fontes geradoras e agentes. Mais cedo, ele afirmou que houve uma abertura de linha que causou uma interrupção que não foi compensada a contento e gerou uma espécie de efeito dominó com uma série de ocorrências no sistema.

“Estamos garantindo que a operação atenda 100% da demanda do Brasil de forma segura. Não há como neste momento atribuir culpas a fontes e agentes. Ao analisar dados da ocorrência identificamos que não estavam compatíveis. O ONS está empenhado em resolver todas essas questões”, disse.

Apagão foi sabotagem? Polícia Federal abre inquérito para investigar

A Polícia Federal abriu inquérito policial na última terça-feira (22) para apurar as causas do apagão que deixou grande parte do País sem energia elétrica na última semana durante um apagão que atingiu praticamente todos os Estados.

A investigação, de acordo com a PF, corre em sigilo e “apura os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”.

A medida foi solicitada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que anunciou na semana passada que pediria a atuação da PF no caso.

O ministro chegou a se reunir com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, um dia após a ocorrência.

Ao comentar o assunto na semana passada, o ministro defendeu a participação ativa da Polícia Federal, uma vez que o ONS não havia conseguido apontar uma falha técnica que pudesse causar um evento com a dimensão que teve a falha de energia no País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião