Área técnica da Anvisa é contra a importação da vacina Sputnik V

A área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifestou contra os pedidos realizados por 10 estados de importação da vacina russa contra o coronavírus (covid-19), Sputnik V, conforme informou nesta segunda-feira (26).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Em reunião extraordinária para cumprir decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, os gerentes do órgão citaram alguns fatores para embasar o voto contra a vacina Sputnik V, como:

  • Ausência de dados;
  • Falhas detectadas nas etapas de desenvolvimento da vacina;
  • Resultados dos ensaios clínicos
  • Qualidade do produto acabado não permite que este seja seguro para a população brasileira

“A Gerência Geral de Monitoramento de Produtos à Vigilância Sanitária, com base nas informações analisadas até o momento, não recomenda a autorização da importação da vacina Sputnik V, até que sejam apresentados dados para sanar as falhas identificadas”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O ministro do STF concedeu um prazo de 30 dias para que a Anvisa decidisse sobre o uso da vacina. A agência reguladora recorreu do prazo – que venceria nesta semana- contudo, Lewandowski indeferiu o pedido hoje.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Desta forma, as recomendações da área técnica do órgão regulador devem ser consideradas no momento em que a diretoria colegiada tomar sua decisão sobre o pedido de importação, ainda nesta segunda-feira.

Ministério da Saúde formaliza intenção de comprar vacina Sputnik V

O Ministério da Saúde formalizou em fevereiro a intenção de compra de doses da vacina russa Sputnik V. Caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere o uso emergencial da vacina, e o governo considerar o preço “competitivo”, serão compradas inicialmente 10 milhões de doses, disse o secretário-executivo do ministério, Elcio Franco.

O Ministério da Saúde já havia informado, que negociada com o instituto russo Gamaleya, fabricante da Sputinik V e que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, e com o laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião