Ant Group passará por completa reestruturação após problema com reguladores chineses

Após ter seu oferta pública inicial de ações (IPO), que movimentaria US$ 37 bilhões, cancelada no ano passado, o Ant Group, braço financeiro da Alibaba, chegou a um acordo com os reguladores chineses sobre a sua reestruturação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A resolução, segundo o Financial Times, envolverá o desmembramento do Ant Group, que deve realocar todos os seus principais negócios, envolvendo suas unidades de tecnologia, para uma holding, para acatar as novas demandas implementadas pelo Banco Popular da China.

A mudança deve ser anunciada antes do ano novo chinês, que acontece no próximo dia 11 de fevereiro. Segundo fontes escutadas pelo jornal, o Ant Group deve ficar agora mais parecido com um banco do que com uma empresa de tecnologia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As autoridades chinesas, com aval do presidente Xi Jinping, suspenderam a oferta pública do Ant Group e passaram a exigir mudanças na companhia após o diretor-executivo (CEO) da Alibaba, Jack Ma, fazer críticas aos reguladores do mercado do país.

Pequim já havia sinalizado que queria que empresas como o Ant Group criassem controladoras para os seus braços em setembro do ano passado. As mudanças, entretanto, podem ter sido adiantadas por conta das divergências do CEO da companhia com autoridades do país asiático. Jack Ma chegou a ficar quatro meses fora dos olhares públicos após o acontecimento.

Ant Group terá de passar por extensa reestruturação

Funcionários da empresa afirmaram que muitos meses serão necessários para completar totalmente a mudança e que os negócios certamente serão impactados. Algumas fontes ainda ficaram surpresas com a velocidade da aprovação do plano de reestruturação pelos reguladores.

O aplicativo Alipay, um dos braços do grupo tem, por exemplo, mais de 700 milhões de usuários mensais que o usam para realizar pagamentos, fazer empréstimos e gerenciar seu dinheiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com os requisitos de adequação de capital, controle de risco e governança, o Ant Group provavelmente terá de levantar capital para atender às novas regras. Os advogados da empresa afirmaram que as demandas do governo forçarão uma total revisão do modelo de negócios. Entre as mudanças está, por exemplo, a necessidade do grupo bancar com seu próprio capital 30% de cada empréstimo que faz.

A nova regulamentação, segundo analistas escutados pela Financial Times, deve prejudicar as receitas do Ant Group e diminuir sua valuation de 10% a 50%, além de desacelerar o crescimento.

O Ant Group não quis comentar as mudanças. Apesar de trazer problemas, as mudanças também foram vistas como positivas por trazer mais certezas regulatórias para a companhias. As ações da Alibaba, após o anúncio, apagaram a queda e fecharam em alta de 0,4% na bolsa de Hong Kong.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião