Ant Group deve sofrer reestruturação após pressão do governo chinês

Em resposta à pressão do governo chinês, o Ant Group, do bilionário Jack Ma, planeja se transformar em uma holding financeira supervisionada pelo banco central da China. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo “The Wall Street Journal”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O objetivo da reestruturação de Jack Ma é alinhar o Ant Group às regulações financeiras do país asiático, segundo fontes informaram ao jornal.

O projeto, ainda em deliberação, pode ser finalizado antes de fevereiro, quando a China entra em férias de uma semana no Ano Novo Lunar. Além disso, o plano final precisa ser aprovado pelo Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento, presidido pelo vice-premiê Liu He.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O plano de reestruturação

A orientação dada pelos reguladores chineses foi que a empresa de Jack Ma se torne uma holding financeira em sua totalidade, desta forma, sujeitando-a aos controles mais rígidos sobre o capital.

De acordo com o Wall Street Journal, a reestruturação trará ao Ant um emaranhado de regulamentações semelhantes às que regem os bancos, o que pode afetar seu crescimento e lucratividade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo Pan Gongsheng, vice do banco central da China, o PBOC, censurou o Ant por desprezar a conformidade regulatória e se envolver em arbitragem regulatória.

Além disso, os reguladores estabeleceram cinco exigências para a empresa, sendo elas:

  • retornar às suas raízes de pagamento;
  • salvaguardar os dados pessoais em seu negócio de crédito;
  • criar uma holding financeira;
  • melhorar a governança corporativa;
  • exercer mais disciplina em seus títulos e ativos

O Ant formou um grupo de trabalho, liderado pelo presidente-executivo Simon Hu, para trabalhar com os reguladores sobre como retificar seus negócios. A companhia ainda nomeou um diretor de conformidade para supervisionar a reestruturação.

IPO do Ant Group

A companhia chinesa estava preparada para realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO), com uma avaliação de US$ 300 bilhões, um valor bem acima das capitalizações de mercado dos maiores bancos do mundo, contudo, teve sua abertura de capital cancelada em novembro do ano passado.

Com a proposta de reestruturação, os principais reguladores financeiros chineses revelaram recentemente estar contentes com o progresso que está sendo feito na empresa.

Na última terça-feira (26), quando questionado durante uma reunião virtual do Fórum Econômico Mundial se o Ant Group vai realizar IPO, o executivo-chefe do PBOC, Yi Gang, revelou que se as leis e regulamentos forem seguidos, “você terá o resultado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião