Americanas (AMER3) e Magalu (MGLU3) fecham acordo inédito e vão vender produtos uma da outra no e-commerce

Num movimento raro entre grandes rivais da bolsa, Americanas (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3) decidiram transformar concorrência em colaboração: a partir desta terça-feira (18), os produtos de uma passam a circular no marketplace da outra.

A Americanas iniciou hoje a venda de itens diretamente na plataforma digital do Magalu. Já o Magazine Luiza deve começar a ofertar seu estoque próprio no e-commerce da Americanas nas próximas semanas. O acordo cria uma operação de venda cruzada entre duas das maiores varejistas listadas na B3.

Segundo as companhias, o objetivo é aproveitar portfólios complementares. A Americanas, forte em bomboniere, alimentos, higiene, limpeza, utilidades domésticas e escritório, amplia sua presença dentro do ecossistema digital do Magalu. Já o Magalu, líder em linha branca, áudio e vídeo, telefonia, móveis e portáteis, levará essas categorias ao marketplace da Americanas.

Para Fernando Soares, CEO da Americanas, a parceria reforça conveniência, sortimento e velocidade de entrega. “Priorizamos a melhor experiência de compra ao nosso cliente, indo aonde ele está”, afirmou.

Nesta etapa inicial, 50 lojas físicas da Americanas, situadas em 15 capitais, passam a funcionar como pontos de envio ship from store para pedidos realizados no Magalu. A meta é integrar todas as 1.470 unidades da varejista até dezembro.

Segundo Frederico Trajano, CEO do Magalu, o movimento fortalece a estratégia omnichannel da companhia. “Temos portfólios absolutamente complementares, e essa atuação conjunta integra as lojas da Americanas ao nosso marketplace”, disse.

Setor vive onda de parcerias

A colaboração ocorre em meio a uma expansão de alianças no varejo digital. Em outubro passado, o Magalu fechou acordo com o AliExpress para venda mútua de produtos, incluindo itens da linha Choice do grupo chinês. O Magalu também passou a disponibilizar parte do próprio estoque na plataforma brasileira do AliExpress, com logística operacionalizada pela varejista nacional.

No fim de outubro, Casas Bahia (BHIA3) e Mercado Livre (MELI34) também anunciaram uma parceria para comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no marketplace do Meli. O movimento reforça a tendência de alianças no varejo digital — cenário no qual o próprio Magazine Luiza (MGLU3) já vinha se destacando, após acordos como o firmado com o AliExpress no ano passado, e agora com a colaboração inédita com a Americanas.

Maíra Telles

Compartilhe sua opinião