Americanas (AMER3) lança fundo para investir em até 20 startups neste ano

A Americanas (AMER3) lançou seu primeiro fundo de corporate venture capital (CVC) com a meta de investir em até 20 startups neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

O fundo será gerido pelo braço de inovação da Americanas, a IF, que foi responsável pela criação da fintech Ame Digital e é responsável por todas as operações de fusões e aquisições da varejista.

“O objetivo é encontrar, investir, acelerar e conectar as principais startups do Brasil ao Universo Americanas”, disse Alexandre Messina responsável pelo fundo ao site NeoFeed.

O objetivo é investir em startups que tenha alguma conexão com a Americanas nas lojas físicas e no digital em áreas como fintechs e logísticas. Para serem escolhidas, devem faturar ao menos R$ 10 mil por mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

“Em dois anos, queremos multiplicar por 10 vezes o faturamento da startup”, disse Messina ao site.

A Americanas não informou o valor que terá reservado ao fundo, apenas que, pretende inv3esti em startups em rodadas pré-seed, seed e até mesmo em algumas série A.

Para entender melhor, pré-seed é uma rodada que busca recursos para um dos primeiros estágios de uma empresa. Já a Seed busca captar recursos para um estágio mais avançado. Por fim, a Série A é quando a startup já alcançou um mercado e pretende lançar novos produtos para chegar a novos consumidores.

Para selecionar, a IF terá em seu site um link para as empresas que queiram se inscrever. A seleção contará com um algoritmo que fará a análise quantitativa e qualitativa.

Após essa análise, a equipe da área de corporate venture capital vai conhecer mais de perto o negócio. Por fim, as startups escolhidas vão para um pitchday (apresentação) com o C-Level (CEO e outros cargos do alto escalão executivo), que deve acontecer agora em abril.

Depois de passarem por essa última fase, ganham o aporte, que pode ser feito em conjunto com outros fundo de venture capital do mercado brasileiro.

Cotação da Americanas

Agora, por volta das 10h30, as ações da Americanas apresentam leve queda de 0,12%, negociadas a R$ 33,96.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião