Americanas (AMER3): balanços do 4T22 podem ser divulgados até 31 de agosto; números seguem sendo auditados

A Americanas (AMER3) afirmou que o balanço do quarto trimestre de 2022 (4T22) pode ser divulgado até o dia 31 de agosto. Nesta quarta (31), a empresa reforçou que os números seguem sendo auditados devido às inconsistências contábeis que culminaram no pedido de recuperação judicial da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Os trabalhos de revisão e avaliação, pela companhia e pelos seus assessores e auditores independentes, dos efeitos das inconsistências em lançamentos contábeis redutores da conta de fornecedores nas demonstrações financeiras da companhia relativas aos exercícios já encerrados, incluindo o exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022, continuam em curso”, comentou a empresa em documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Estes trabalhos ocorrem em paralelo e estão sujeitos à conclusão da apuração acerca das circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis, conduzidas pelo Comitê Independente, cujos trabalhos também permanecem em curso.

“Embora esses trabalhos ainda não tenham sido concluídos e, portanto, não seja possível determinar com segurança a data de entrega das demonstrações financeiras anuais completas relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022, a melhor estimativa da companhia, nesta data, é de poder divulgar essas informações até o dia 31 de agosto de 2023″, complementou a varejista.

No documento, a gestão da Americanas reforçou que o processo de auditagem visa assegurar que as demonstrações financeiras reflitam adequadamente os números do negócio além da apuração sobre o que motivou as inconsistências contábeis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Crise na Americanas

Em meio à crise que culminou na recuperação judicial da varejista, 29 lojas da Americanas já foram fechadas de janeiro até abril. De acordo com as informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico, quase metade da área da empresa encontrava-se ociosa no mês passado.

A varejista está em recuperação judicial com débitos que ultrapassam a casa dos R$ 40 bilhões. A crise contábil na Americanas explodiu no começo do ano, quando Sérgio Rial, então CEO da varejista, revelou ter encontrado inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões.

Em uma audiência no Senado Federal, o atual CEO da varejista, Leonardo Coelho Pereira, disse que o plano de recuperação judicial da Americanas é “muito melhor” que o de outras empresas do varejo que já passaram por situação parecida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião