Alibaba (BABA34) salta 27% após governo chinês anunciar redução do cerco regulatório

Depois de dois dias seguidos de quedas intensas, chegando a perder aproximadamente US$ 1,5 trilhão em valor de mercado, as bolsas de Hong Kong e da China fecharam a quarta-feira (16) em forte alta. As ações das big techs chinesas dispararam, principalmente os papéis da Alibaba (BABA34), controladora da Aliexpress, que saltou 27% no dia. A queda nos dias anteriores nas bolsas asiáticas foi provocada pela alta de casos de Covid-19 na China, que resultou no lockdowns em cidades como
Shenzhen, polo industrial e de tecnologia no sudeste do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O BDR da Alibaba fechou o pregão de hoje com alta de 33,94%, cotado a R$ 19,02.

Na madrugada de terça-feira, Pequim apontou que iria reduzir o cerco regulatório de gigantes da tecnologia do país, para trazer mais estabilidade ao mercado financeiro.

A Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng, chegou a subir 13%, mas acabou perdendo o fôlego e fechou em valorização de 9,08%. Em Xangai, o principal índice local terminou o dia em alta de 4,32%.

Alibaba: alívio para as techs pelo governo chinês

O Comitê de Estabilidade e Desenvolvimento Financeiro do Conselho de Estado chinês afirmou que vai “introduzir ativamente políticas que beneficiem os mercados”. Ou seja, companhias de tecnologia e internet que enfrentavam dificuldades com regulações já não vão sofrer tanto.

O aperto regulatório no setor tecnológico veio com pressões de Pequim para que as empresas como a Alibaba não entrassem nas listagens das bolsas de valores do exterior, como a NYSE ou Nasdaq.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na indústria de construção, quando a incorporadora Evergrande entrou em colapso, ficou no radar de regulação do governo. Mas o setor também terá alívio das autoridades chinesas.

A euforia chegou aos mercados após o vice-premiê chinês Liu He dizer que o governo da China vai adotar políticas favoráveis aos mercados de capitais e tomar medidas para evitar e contornar riscos no setor imobiliário, de acordo com Agência de Notícias Xinhua.

Liu destacou que reguladores da China e dos EUA estão avançando positivamente sobre a situação de empresas chinesas com ações listadas nos EUA, com a elaboração de planos de cooperação específicos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O Comitê também ressaltou que a política monetária do país será “pró-ativa” e que novos empréstimos “vão crescer de forma apropriada”.

A ação do governo chinês, que cobre diversos setores, veio à luz antes da alta de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano. Autoridades chinesas vinham alertando que taxas maiores nos EUA poderiam levar a uma maior saída de capitais do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Cotação

Na semana anterior, as ações do BDR da Alibaba viveram uma montanha russa. Na segunda (14), fechou com -10,66%. Nos últimos cinco dias, os ativos acumularam alta de 8,19%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião