Alemanha terá novo lockdown para tentar barrar coronavírus

A Alemanha anunciou um novo lockdown para tentar barrar os crescentes casos do novo coronavírus (covid-19). A maior economia da Europa deverá fechar o comércio não essencial e escolas a partir da próxima quarta-feira (16) e seguirá até, pelo menos, o dia 10 de janeiro.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, concordou com as medidas e alertou sobre o aumento do número de casos no país.

“Há uma necessidade urgente de ação. Vimos infecções crescentes e um crescimento exponencial nos últimos dias e isso significa que temos que sofrer por muitos mortos”, disse Merkel.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o jornal, um grupo de varejistas enviou uma Merkel alertando sobre “consequências desastrosas” se as lojas forem fechadas durante o mês de compras chave de dezembro.

“Você também está lacrando irrevogavelmente a insolvência de milhares de varejistas e colocando milhões no desemprego”, disse o jornal alemão Bild citando a carta dos varejistas.

Alemanha planeja auxílio de 22 bi de euros

A Alemanha também planeja fornecer um pacote de auxílio de 22 bilhões de euros para empresas e trabalhadores autônomos entre o período de janeiro e junho do próximo ano, conforme os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se estendem para 2021, segundo pessoas próximas ao assunto.

Além disso, o pacote de auxílio de novembro, que ajudará as empresas impactadas pelas medidas de lockdown, chegará a 14 bilhões de euros este mês, disseram as fontes. Todavia, inicialmente, o governo da Alemanha esperava desembolsar 10 bilhões de euros.

A nova medida de auxílio prevê que as empresas recebam até 200.000 euros por mês para cobrir custos fixos, como aluguel, ao passo que empreendedores individuais podem recorrer a até 5.000 euros.

Segundo o ministro das Finanças, Olaf Scholz, a Alemanha tem poder de fogo fiscal suficiente para adotar mais medidas de resgate e estímulo, se for necessário combater o impacto da pandemia na maior economia da Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião