Alemanha tem queda histórica de 10% do PIB no 2T20

A Alemanha registrou uma queda histórica de 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2020. De acordo com os dados da Destatis (Escritório Federal de Estatísticas), publicado nesta quinta-feira (30), a baixa significativa é em razão das medidas de restrições aplicadas para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19).

Em comparação com o mesmo período no ano passado, a principal economia da Europa registrou queda de 11,7%. Antes, o recorde era baixa de 4,7% no primeiro trimestre de 2009, quando a Alemanha enfrentava a crise financeira mundial.

A economia alemã impôs o confinamento social o que resultou na paralisação de alguns setores econômicos e na redução de comércios. “No segundo trimestre de , tanto as exportações como as importações de bens e serviços registraram forte queda”, destacou Destatis.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Produção industrial da Alemanha cresce 7,8% em maio

A Alemanha informou, no início de julho, que sua produção industrial cresceu 7,8% em maio, em comparação a abril. .

A produção industrial compõe a produção em manufatura, energia e construção. O resultado, que possui um ajuste sazonal, no entanto, ficou abaixo do esperado por alguns especialistas.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo jornal “Wall Street Journal”, economistas esperavam um avanço de 10% no período. Em relação a maio do ano passado, a produção industrial caiu 19,3%, com ajuste sazonal.

Após as devidas revisões, o Destatis informou que, em abril, a produção industrial da Alemanha recuou 17,5%, a maior queda em apenas um mês na série histórica, iniciada em janeiro de 1991. Na comparação anualizada, a atividade da indústria caiu 25% em abril.

O indicador, desconsiderando os setores de energia e construção, cresceu 10,3% em maio. O destaque positivo ficou por conta da produção de bens de capital, que avançou 27,6%. Já o pior resultado foi registrado pela produção de bens intermediários, com uma baixa de 0,1%, segundo os dados. A produção de energia aumentou 1,7%, enquanto a construção subiu 0,5%.

Veja também: UE prevê recessão econômica de 8,7% para a zona do euro em 2020

A produção no setor automotivo, um dos destaques da economia da Alemanha, demonstrou certa recuperação em comparação ao tombo de abril. Todavia, ainda se encontra cerca de 50% abaixo do patamar de fevereiro, mês imediatamente anterior aos primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião