Airbnb (AIRB34) proíbe festas e eventos definitivamente; entenda os motivos

O Airbnb (AIRB34) não mais irá permitir festas e eventos em imóveis alugados. A decisão definitiva se deu nesta terça (28), após a companhia, em agosto de 2020, ter instituído essa limitação em caráter puramente temporário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Passado o tempo, o banimento de festas se tornou muito mais do que uma medida de saúde pública. Essa decisão acabou se tornando uma política de base da comunidade para apoiar nossos anfitriões e seus vizinhos“, disse a gestão do Airbnb em seu comunicado.

“A proibição temporária se revelou eficaz, por isso incluímos oficialmente essa medida em nosso regulamento”, pontou a startup.

A medida, em agosto, havia sido tomada como forma de evitar que usuários driblassem regras sanitárias realizando festas privadas em locações do aplicativo.

Há um canal de denúncia na plataforma que prevê reclamações para situação de perturbação de vizinhos. Nesse caso os mesmos podem denunciar alguém que fez uma reserva no Airbnb e está perturbando a vizinhança.

Os dados da plataforma mostram que, desde que a medida foi instaurada em agosto, em caráter temporário, houve uma diminuição de 44% dessas denúncias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No acumulado de 2021, a empresa destaca que foram cerca de 6,6 mil usuários que tiveram suas contas suspensas por violar as regras que suspendem festas e eventos.

Por outro lado, a companhia removerá o ‘teto’ de 16 pessoas por hóspede, justificando que alguns imóveis consegue “tranquila e confortavelmente” receber mais do que 16 pessoas por conta da sua capacidade e estrutura.

“A remoção do limite contribui para permitirmos que os anfitriões recebam um número maior de hóspedes de acordo com o limite permitido na acomodação, utilizando a casa de forma responsável, ao mesmo tempo em que cumprem a a regra que proíbe festas e eventos”, disse a administração do Airbnb.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Restrições às festas no Airbnb começaram em 2019

Apesar dessa decisão que somente efetivou uma regra de 2020, por conta da pandemia, as restrições aos eventos vêm de períodos anteriores.

Ainda em 2019 a plataforma havia proibido locações para festas organizadas por meio das redes sociais.

À época, a justificativa era por conta de um tiroteio em Orinda (CA). Tratava-se de uma festa com mais de 100 pessoas que estavam em uma casa alugada no Airbnb. Na ocasião, cinco pessoas morreram e diversas outras acabaram ficando feridas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Tags
Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião