Agenda do Dia: audiência da Vale (VALE3) e tensões nos EUA

A Agenda do Dia desta quinta-feira (7) destaca a movimentação no cenário corporativo, além de dados econômicos no Brasil e no mundo. O mercado também continua a acompanhar o desdobramentos da confirmação da vitória eleitoral de Joe Biden nos Estados Unidos, após uma série de protestos violentos na capital norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

No que se refere à movimentação das empresas, hoje as atenções são voltadas à audiência da Vale (VALE3) sobre o caso do acidente de Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. Confira os destaques da Agenda do Dia:

Audiência da Vale é destaque da Agenda do Dia

Está marcada para hoje a audiência da Vale com o governo de Minas Gerais acerca de uma indenização em referência ao acidente de Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019 e que deixou 228 mortos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A empresa e as autoridades tentam costurar um acordo para encerrar uma ação bilionária referente à tragédia. “A Vale permanece empenhada em reparar integralmente os atingidos e comunidades impactadas. As negociações seguem avançando no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), órgão de mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)”, disse a mineradora em nota no mês passado.

Segundo o secretário-geral da administração estadual de Minas Gerais, Mateus Simões, em entrevista à Reuters, o estado espera fechar um acordo superior a R$ 28 bilhões junto à empresa. O valor é considerado o “piso” para as negociações.

“A ideia é que a gente encerre a discussão de texto amanhã (7) e possa iniciar a discussão de valor”, disse o secretário à agência de notícias.

Tensões precederam confirmação de vitória de Joe Biden

O Congresso dos Estados Unidos confirmou, na madrugada desta quinta-feira (7), a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, presidente eleito em novembro de 2020. O processo de votação do Colégio Eleitoral foi retomado horas após o Capitólio, na capital estadunidense, ter sido invadido por manifestantes pró-Donald Trump.

Após a invasão do Congresso pelos manifestantes pró-Trump, Biden realizou um pronunciamento dizendo que a democracia do país sofreu “um ataque sem precedentes”. “Um ataque aos representantes do povo e à polícia do Capitólio, que jurou protegê-los. E os funcionários públicos que trabalham no coração de nossa República”, afirmou o presidente eleito.

Foram vistas cenas violentas, transmitidas em tempo real em todo o país — segundo a política local, uma mulher foi baleada e morta em meio aos distúrbios. Em seu discurso, após a retomada dos trabalhos, Mike Pence, vice-presidente, disse que a última quarta-feira foi um “dia sombrio” para o poder Legislativo estadunidense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Enquanto isso, os Estados Unidos atingiram um novo recorde de mortes pelo coronavírus. Foram registradas 3,8 mil mortes pela doença na última quarta-feira (6), um novo recorde para um intervalo de 24 horas — o recorde anterior havia sido registrado um dia antes. O país agora conta com pouco mais de 361,12 mil mortes pelo coronavírus, segundo a Universidade John Hopkins.

Dados econômicos

Nesta quinta-feira será divulgado o número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, na semana encerrada no dia 1º de janeiro. O mercado observa o impacto da segunda onda da pandemia nos postos de trabalho de uma economia já abalada pelo vírus.

Aqui no Brasil, serão divulgados os dados de produção e venda de veículos pela Anfavea, além do leilão de títulos pelo Tesouro Nacional, às 10h30.

A Agenda do Dia também destaca a divulgação do resultado do terceiro trimestre de 2020 da Camil (CAML3), após o fechamento do mercado. A teleconferência será realizada na próxima sexta-feira (8).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião