Agenda do Dia: Copom, IGP-M e estoques de petróleo

A Agenda do Dia desta quarta-feira (9) traz a primeira prévia do Índice IGP-M mensal e o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Os investidores também acompanham o fluxo cambial semanal, às 14h30.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

No cenário corporativo, o destaque da agenda do dia é a reunião da ISA Cteep com investidores, às 10h, e a Conferência do Itaú Unibanco (ITUB4).

Já no front internacional, vale citar a divulgação dos estoques no atacado nos Estados Unidos e números sobre a oferta de empregos no país. Também será revelada a variação dos estoques de petróleo, às 12h30.

Agenda do Dia traz Copom

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

 

No final da tarde, o mercado vai conhecer o direcionamento da política monetária brasileira, após a reunião do Copom, principal evento da agenda do dia.

A expectativa que predomina no mercado é de que a taxa básica de juros (Selic) será novamente mantida em 2% ao ano, nível mais baixo da história.

Esta é a visão dos bancos BTG Pactual (BPAC11), Credit Suisse, Golman Sachs, UBS, Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4). Até o momento, não houve uma mudança de cenário que justifique um aumento na taxa de juros, embora o Banco Central deva destacar que se mantém vigilante sobre deterioração fiscal do país.

Apesar da alta na inflação, os bancos ainda não veem o BC elevando a Selic, mas novos cortes devem ser removidos do discurso da instituição. A alta da Selic deve começar no ano que vem, para o Credit e o Golman Sachs, enquanto o Santander só vê aumentos na taxa em janeiro de 2022.

IGP-M desacelerou

Outro destaque da agenda do dia é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgado há pouco pela Fundação Getúlio Vargas. O índice desacelerou a alta a 1,28% na primeira prévia de dezembro. No primeiro decêndio de novembro, o índice havia registrado taxa de 2,67%.

Com este resultado, a taxa em 12 meses passou de 23,79% para 23,52%. O IGP-M é utilizado como referência para o aluguel de imóveis.

A Agenda do Dia destaca ainda a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento 2020 Asia Summit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião