A Seguir: Fim das eleições no Brasil e aproximação nos EUA

O que deve movimentar a semana no Brasil

Eleições Gerais Brasileiras Terminam Hoje

Hoje terminam as eleições gerais brasileiras.

Apesar de as últimas pesquisas eleitorais terem demonstrado uma tendência de fortalecimento do candidato do PT Fernando Haddad, a diferença de votos para Jair Bolsonaro do PSL ainda se mantêm elevada na maioria das pesquisas publicadas na última semana.

Dessa forma, o cenário mais possível é de uma vitória de Bolsonaro, algo que como falamos há 2 semanas é visto como positivo pelo mercado ao menos no curto prazo.

De modo geral, vemos que boa parte da vitória já foi precificada nos ativos, especialmente quando consideramos que Bolsa Brasileira manteve sua tendência de alta na última semana a despeito de uma queda generalizada nas bolsas internacionais.

Com a confirmação de uma vitória hoje, vemos um cenário positivo para a bolsa ao menos no curto prazo, e deve-se dar um fôlego extra para encarar o pessimismo global no cenário atual.


Empresas listadas já começaram a liberar seus resultados Trimestrais

Nessa semana também tivemos o inicio da liberação dos resultados trimestrais das empresas listadas na Bolsa.

Como falamos na semana passada, e cabe ressaltarmos novamente, os resultados trimestrais possuem algumas nuances importantes que devem ser observadas pelo investidor.

A primeira delas é que eles são apenas parte de um filme maior, e raramente o seu resultado isoladamente é representativo do ponto de vista fundamental da empresa.

Porém, a análise do trimestre atual, juntamente com o histórico, forma um filme que conta uma história sobre para onde a empresa está caminhando e esse filme é um que todo investidor parceiro deve assistir.

Já no curto prazo, os resultados trimestrais conversam com o chamado “Consenso de mercado”, ou seja, qual o resultado que os analistas esperavam daquela empresa?

Resultados acima do esperado impactam a cotação positivamente, mesmo que os resultados em si possam parecer ruins, enquanto que resultados aparentemente positivos podem ser ruins para a cotação no curto prazo por estarem abaixo da expectativa.

Fique atento a esse tipo de situação, pois elas podem criar boas oportunidades de compra, mesmo em um mercado em alta.


O que deve movimentar o cenário Internacional

Eleições Midterm Americanas

Se no Brasil as eleições estão chegando ao fim, nos EUA elas estão para começar.

As chamadas “Midterms” acontecem no dia 06 de novembro, onde milhões de americanos irão às urnas para eleger representantes tanto do legislativo quanto do executivo.

Essas eleições são importantes pois podem tanto demonstrar força do partido de Trump criando um cenário mais favorável para o governo nos próximos 2 anos, além é claro, de indicativo de força e apoio para uma reeleição, como também pode demonstrar uma perda de poder, com crescimento dos democratas e indicativos de tempos difíceis para o presidente.


Bolsas Globais sob pressão

Vemos de modo geral uma migração dos investidores, saindo de ativos de risco para ativos vistos como mais seguros.

Essa migração vem causando um impacto negativo nas principais bolsas do mundo e pode sugerir que a atual taxa de crescimento dos indicadores econômicos das nações desenvolvidas, pode estar sendo posta em cheque pelos investidores.

Muitas já estão ajustando as previsões para o FED Rate, reduzindo as expectativas para 2018 e 2019, devido a migração de investidores.


Bancos em situação delicada devido ao Brexit

A situação do Brexit continua complexa, com reguladores indicando a necessidade de que bancos e usuários do sistema bancário se prepararem para um “No-deal Brexit”, situação onde a saída do Reino Unido da União Europeia impactaria em mudanças drásticas das regras para relações financeiras entre bancos e usuários.

De modo geral, oficiais da UE aconselham para que bancos e pessoas se preparem para uma situação problemática, e não esperem que uma solução milagrosa vinda das agencias governamentais.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião