A Seguir: Cirurgia de Bolsonaro, Vale em Brumadinho e Temporada de Resultados

O que deve movimentar a semana no Brasil

Rompimento de Barragem da Vale em Brumadinho

Na última sexta-feira (25) ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale (VALE3) em Brumadinho (MG). O rompimento que aconteceu 3 anos após o desastre de Mariana já contabiliza ao menos 30 mortes confirmadas e 250 desaparecidos.

As ADRs da empresa negociadas na Bolsa de Nova York caíram cerca de 8% na última sexta. No dia, devido ao feriado do aniversário de São Paulo, a B3 não teve negociações, e agora as expectativas se voltam a como as ações se comportarão na segunda-feira (28).

Veja mais: Ações da Vale em NY despencam após rompimento de barragem em MG

A Justiça já ordenou o bloqueio de cerca de 10 bilhões de reais nas contas bancárias da Vale e a suspensão da negociação de ações detidas pela empresa nas bolsas de São Paulo e Nova York, além de diversas multas aplicadas pelo Ibama e pelo o governo de Minas Gerais.

Veja mais: AGU: multa aplicada à Vale por Brumadinho é só a primeira

Durante a madrugada de domingo a sirene de aviso de rompimento de barragem voltou a soar em Brumadinho às 05:00 da manhã, causando novas evacuações de moradores. Até o momento nenhum novo rompimento ocorreu.

A S&P colocou as ações da Vale em observação com possível risco de rebaixamento de nota de risco devido aos acontecimentos.

Veja mais: S&P: Vale em observação e poderia ser rebaixada


Bolsonaro passa por cirurgia

Nessa semana também será realizada a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia do presidente Jair Bolsonaro.

Veja mais: Bolsonaro chega a São Paulo para ser submetido à cirurgia 

A bolsa que vem sendo usada desde a tentativa de assassinato, ocorrida durante a campanha eleitoral no ano passado, será finalmente retirada em um procedimento que tende a não apresentar grandes riscos de complicações.

Durante a cirurgia e nas 48 horas após o procedimento, o vice-presidente general Hamilton Mourão assumirá interinamente a Presidência da República.


Temporada de Resultados com Cielo, Bradesco e Santander

Também nessa semana temos a liberação dos resultados referentes ao 4T2018 de algumas das maiores empresas da Bolsa.

Entre as empresas que devem liberar seus resultados está a Cielo (CIEL3) cujas as ações vem sofrendo devido ao aumento da competitividade no setor de atuação da empresa, fato esse que está pressionando seus resultados.

A previsão é de que a Cielo libere seus resultados amanhã (28), após o pregão.

Além dela, Santander e Bradesco também devem liberar seus resultados na quarta e quinta-feira, respectivamente.


O que deve movimentar o mundo essa semana

Reunião do FED e taxa de juros americana

Fora do Brasil, dentre os eventos que geram maior expectativa, está a decisão do FED em manter ou alterar a taxa de juros após sua reunião de 2 dias que se encerra na quarta-feira (30).

A expectativa é de que não seja feita nenhuma mudança significativa e a taxa se mantenha entre 2,25% e 2,5% ao ano.


Dados sobre Payroll nos EUA

Ainda nos EUA, teremos a liberação de dados sobre empregabilidade nos EUA (Payroll). O consenso de mercado é que o resultado, que deve ser publicado na sexta-feira, mostre a criação de 165 mil novas vagas contra um crescimento de 312 mil em dezembro, fazendo assim com que a taxa de desemprego caia de 3,9% para 3,8%.


Temporada de resultados: Amazon, Apple e Microsoft

Assim como no Brasil, a temporada de resultados continua nos EUA e algumas das maiores empresas listadas do mundo publicarão os resultados do 4T18 ao longo dessa semana.

Os destaques ficam para Apple, Microsoft e Amazon, que brigam pelo posto de maior empresa do mundo.

Existem também outros destaques que merecem nossa atenção, como a Tesla e a Mastercard que também devem publicar seus resultados nessa semana.


Brexit continua sem acordo

Na Europa o destaque fica com as próximas conversas e negociações entre o parlamento britânico e a Primeira Ministra Theresa May sobre os próximos passos em relação ao Brexit, agendado para ser oficializado no dia 29 de março.

A expectativa é de que o partido de oposição, bem como parte da base governamental, apoie uma emenda que estenderá em 9 meses o prazo para a realização do Brexit, caso um acordo não seja encontrado até 26 de fevereiro.


Guerra comercial entre China e EUA

Por fim, nessa semana também devem ocorrer novas conversas em relação à guerra comercial entre China e EUA.

O Vice Premier Chinês Liu He estará em Washigton durante a quarta e quinta-feira dando continuidade a conversas iniciadas em Beijing, no começo do mês, sobre o acordo para a suspensão de tarifas de importação que foram impostas devido ao embate comercial entre os países.

Donald Trump já prometeu um novo pacote de tarifas que deve impactar cerca de 200 Bilhões de dólares em produtos chineses caso um acordo não seja atingido até o dia 2 de março.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião