A seguir: Avanços na Reforma Da Previdência e no embate EUA vs China

Para o nosso panorama macro, seguimos com a nossa habitual abordagem de fatos políticos e econômicos que possuem o potencial de afetarem o mercado, com a nossa visão sobre como esse impacto pode se dar.


Reforma da previdência segue em destaque no cenário nacional

Apesar de boa parte do publico ter visto como negativa a participação do Ministro Paulo Guedes na plenária da CCJ na última semana, onde o mesmo foi duramente criticado, a reflexão que fica é diferente.

Em nossa visão a relevância do que aconteceu ali é baixa, quando comparada às negociações que estão sendo feitas e avançando nos bastidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Hoje menos de 10% da Câmara rejeita a Reforma, e o governo já está atuante para conseguir o apoio necessário para a aprovação da reforma.

Acreditamos que a reforma deva ser aprovada, por uma questão de necessidade, mas que dificilmente ela será a reforma ideal proposta por Guedes.

Leia mais: Bolsonaro e lideranças partidárias se reúnem no Palácio do Planalto 

Porém, quando consideramos a situação geral, alguma reforma que nos permita ter tempo para implementar outras medidas necessárias como a reforma tributária e o processo de desinvestimento e privatização de grande parte das estatais nacionais, bem como a abertura do mercado é um cenário bastante positivo para o investidor.


Negociações entre EUA e China avançam para o fim da guerra comercial

De acordo com a Reuters, representantes do governo norte americano e chinês encerraram uma nova rodada de negociações sobre a guerra comercial entre ambos os países e devem voltar a se encontrar já na próxima semana.

Apesar de ambos os lados oferecerem poucos detalhes sobre o progresso das negociações, uma emissora Chinesa, bem como o gabinete do representante comercial dos EUA, informou que as conversas apresentaram “avanços significativos.”

Leia mais: Trump diz que acordo comercial com a China pode ser atingido em um mês 

As negociações hoje giram em torno de questões envolvendo propriedade intelectual, bem como subsídios oferecidos pelo governo Chinês para empresas locais que dificultam a competição por parte de empresas estrangeiras no mercado Chinês.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

De modo geral, ainda não vemos um fim claro para a situação, mas o progresso demonstrado por ambos os lados nas últimas negociações se mostra promissor e positivo.


Dados sobre a Economia Americana

Ao longo de 2018 o FED realizou 4 aumentos da taxa básica de juros americana, todos sendo duramente criticados pelo presidente Donald Trump, que nessa última semana voltou a dizer que acredita que o órgão deveria cortar a taxa básica.

Trump acredita que um corte nas taxas pode ajudar a economia americana, que tem mostrado sinais mistos sobre o seu atual estágio.

Enquanto alguns indicadores demonstram que o crescimento continua, outros mostram desaceleração, o que em meio a uma guerra comercial com a China, tem gerado desconforto no mercado global.

Nessa semana dados sobre a oferta de empregos (JOLT) serão liberados e são aguardados ansiosamente sobre o mercado, que busca maior clareza sobre a real situação da economia americana.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião