Ser Educacional (SEER3) avalia oferta de terceiro pelos ativos da Laureate

A Ser Educacional (SEER3) informou, nesta quarta-feira (14), que recebeu da Laureate documentos com termos e condições de uma oferta de terceiro para a aquisição dos ativos da rede norte-americana no Brasil. A companhia está analisando se a oferta enquadra-se como, de fato, mais vantajosa nos termos do Transaction Agreement. O nome da empresa interessada não foi revelado.

No dia 13 de setembro, a Ser Educacional informou ao mercado ter chegado a um acordo com a Laureate para a compra dos ativos detidos pela rede no Brasil, por R$ 4 bilhões. A transação consiste na aquisição da totalidade da participação societária da Laureate pela Ser, por meio da compra e venda de determinado percentual de quotas da Laureate com pagamento em caixa, seguida da incorporação da norte-americana pela Ser, com entrega à Laureate de novas ações de emissão da empresa brasileira.

O acordo entre as partes, no entanto, prevê um Transaction Agreement, que refere-se à prioridade dada à Ser pela conclusão do negócio. Caso surja uma oferta maior — que é o que está na mesa agora –, a Ser terá a preferência de cobrir a proposta. Caso decida não elevar sua oferta, a Laureate poderá quebrar o acordo, pagando à Ser uma multa de R$ 180 milhões. A transação está prevista para ser concluída até o fim de 2021.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A Ser pontuou, no entanto, que “sem prejuízo da análise detalhada descrita e pendente ainda a confirmação quanto à referida oferta de terceiro ser ou não uma proposta mais vantajosa”, em um análise inicial entende que “teria plenas condições de exercer seu direito de igualar a referida oferta”.

A companhia do setor de educação afirmou, em seu comunicado ao mercado no mês passado, que a transação possui forte racional estratégico, já que, quando concretizada, consolidará a posição da Ser entre os maiores grupos de ensino superior privado do País, com aproximadamente 452 mil alunos.

Além disso, a companhia disse que a operação também permitirá o aproveitamento de sinergias relevantes. “A consumação da transação fortalecerá a capacidade da Ser de realizar novos investimentos e permitirá aumentar a presença de seus serviços educacionais no Brasil, gerando valor aos seus acionistas e stakeholders em geral”, comunicou a empresa.

A Ser ressaltou que manterá o mercado informado sobre fatos relevantes relativos a este assunto, disponibilizando a área de Relações com Investidores para sanar demais dúvidas dos investidores.

YDUQS demonstrou interesse em entrar na disputa com a Ser Educacional

Logo após a divulgação do acordo pela Ser Educacional, a YDUQS (YDUQ3) veio ao mercado dizer que que pode fazer uma oferta concorrente “mais atraente” pelos ativos da Laureate. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante.

Para a YDUQS, os dados públicos divulgados da transação “demonstram um forte potencial estratégico e de geração de valor que as nossas empresas combinadas teriam”. A Laureate controla as operações das universidades Anhembi Morumbi e FMU (São Paulo), IBMR (Rio de Janeiro) e UNIFACS (Salvador), entre outras.

Segundo a YDUQS, os ativos de interesse da Ser Educacional encontram-se em regiões de influência importante para a companhia, conforme seu “plano estratégico amplamente divulgado aos acionistas”. “Adicionalmente, os dados públicos também demonstram outra vertente importante de crescimento com suas vagas de medicina”, informou a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião