Por que as ações da Yduqs (YDUQ3) estão disparando mais de 7%? Entenda

A Yduqs (YDUQ3) pode ser um dos destaques do setor de educação em 2026, de acordo com os analistas do Itaú BBA. Em um novo relatório divulgado nesta terça-feira (27), os analistas elevaram a recomendação dos papéis da companhia para outperform, equivalente à compra. 

De acordo com os analistas do BBA, as ações da Yduqs precificam um cenário mais pessimista do que o provável. Isso porque os fundamentos empresa apontam para um cenário de melhora na geração de caixa e retorno aos acionistas.

Os analistas ressaltam ainda que as ações da empresa tiveram um desempenho inferior a outros pares do setor, como é o caso da Cogna (COGN3). 

“Após a forte alta do setor em 2025, a Yduqs ficou para trás em relação aos pares; vemos isso como uma oportunidade”, destaca o BBA.

Em termos de valuation, a empresa negocia atualmente a sete vezes o lucro projetado para 2026, um múltiplo considerado baixo em termos históricos e também pouco compatível com o nível atual de geração de caixa. Com isso, o BBA enxerga um potencial de alta de 37,9% para as ações da Yduqs neste ano.

Além da Yduqs (YDUQ3), BBA tem visão positiva para setor de edução

O Itaú BBA avalia que o setor de educação entrou em 2026 em uma posição mais sólida, após um ciclo de ajustes operacionais, desalavancagem e maior foco em geração de caixa. Em 2025, as companhias listadas passaram a priorizar a proteção de margens e a previsibilidade dos resultados, em detrimento do crescimento acelerado de matrículas, o que ajudou a reduzir a percepção de risco do setor.

No cenário macroeconômico, o banco reconhece que a desaceleração da atividade pode limitar o crescimento em 2026, mas destaca possíveis vetores de compensação, como a melhora da renda disponível com a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil.

Embora o impacto da isenção de IR sobre a demanda ainda seja incerto, a avaliação é que o setor tende a mostrar maior força do que em ciclos anteriores.

Nesse contexto, o banco mantém uma visão mais construtiva para os principais nomes do setor, com destaque para Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3), ambas com recomendação “outperform”. A leitura é que, mesmo após a valorização registrada em 2025, o setor ainda oferece oportunidades sustentadas por valuations atrativos e geração consistente de caixa.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião