Sabesp (SBSP3): BBA mantém visão positiva e aponta alta de mais de 14%

O Itaú BBA divulgou nesta terça-feira (30) um novo relatório sobre as ações da Sabesp (SBSP3) e reforçou a visão positiva sobre os papéis da companhia. O banco reiterou recomendação de “outperform” (desempenho acima da média) e estimou preço-alvo de R$ 147,10 para o fim de 2026, o que representa um potencial de valorização de cerca de 14,6% frente ao patamar atual.

O relatório foi elaborado após reunião com dois diretores da companhia para discutir o atual cenário hidrológico e seus impactos na operação. Segundo a casa, os executivos da companhia destacaram que, apesar do cenário desafiador de chuvas abaixo da média, a Sabesp está mais preparada para enfrentar a situação de crise hídrica.

“Apesar das condições hidrológicas desafiadoras, a companhia está em uma posição muito melhor para lidar com níveis baixos de chuvas”, apontou o documento, feito com base em uma conversa com os executivos Débora Longo, do escritório de operação e manutenção, e Roberval Tavares, do escritório de engenharia.

O BBA também ressaltou a relevância do plano de investimentos e das mudanças regulatórias. Para os analistas, a combinação de um quadro regulatório favorável e um time de gestão focado no processo de reestruturação fortalece a visão positiva sobre a Sabesp.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Sabesp em boas condições para lidar com crise hídrica

De acordo com o relatório, a área de concessão da companhia enfrentou nos últimos 12 meses o pior cenário hidrológico em dez anos. Ao contrário da seca de 2013 e 2014, no entanto, a Sabesp conta hoje com um sistema integrado que permite equilibrar melhor os níveis de seus reservatórios.

Outro ponto destacado foi a antecipação de investimentos. “Projetos com um capex total de aproximadamente R$ 1,0 bilhão estão agora sendo acelerados”, informou o relatório. Essas iniciativas, antes previstas para 2027, devem ser contratadas e iniciar a primeira etapa de operação já em 2026.

O banco também ressaltou que custos adicionais relacionados às medidas para manter os reservatórios em níveis adequados serão tratados separadamente e apresentados à agência reguladora para compensação. Além disso, ações recentes permitiram ampliar a recuperação de água nos sistemas, passando de 4.000 litros por dia para aproximadamente 6.000 litros por dia.

“Se os índices de chuva atingirem 85% da média de longo prazo nos próximos seis meses, suas operações já retornariam a padrões regulares”, destaca o relatório sobre as operações da Sabesp (SBSP3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião