Banco do Brasil (BBAS3) pode revisar política de dividendos a partir de 2026; entenda

O Banco do Brasil (BBAS3) pode revisar sua política de dividendos a partir de 2026, segundo o vice-presidente financeiro da instituição, Geovanne Tobias. O executivo destacou a possibilidade durante evento com investidores realizado em Nova York nesta quarta-feira (24).

De acordo com Tobias, a decisão estará vinculada ao desempenho da carteira de pessoa física do Banco do Brasil. Ele ressaltou que o Conselho de Administração será responsável por definir a política, mas que há espaço para ajustes dependendo da lucratividade alcançada.

O executivo afirmou ainda que, além de uma eventual revisão da política mínima de dividendos, não estão descartados pagamentos extraordinários a partir de 2026, caso os resultados superem as expectativas.

“Isso não significa que eu não possa, dependendo de resultados extras que venham a acontecer, pagar um dividendo adicional em 2026, o que resultaria em um ‘payout’ maior no fim do ano”, disse o executivo.

2025 é o ano ‘mais desafiador’ para o Banco do Brasil

Durante o encontro, Tobias classificou 2025 como o período mais difícil já enfrentado pelo Banco do Brasil. Segundo ele, o desempenho do terceiro trimestre deve se manter em linha com o do segundo, ainda pressionado pelo setor do agronegócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A expectativa do banco, no entanto, é de melhora a partir do quarto trimestre, com estabilização da inadimplência do agronegócio. Esse movimento poderia contribuir para resultados mais consistentes nos próximos balanços.

“Do quarto trimestre em diante, esperamos uma estabilização da inadimplência no agronegócio, permitindo trazer mais resultados para o nosso balanço”, disse ele.

O vice-presidente destacou também que a prioridade da instituição é reforçar a base de capital com geração de lucros. Para ele, a sustentabilidade do crescimento depende da retomada da rentabilidade, considerada essencial para financiar a expansão dos negócios.

Citi revisa recomendação para ações BBAS3

Na semana passada, o Citi revisou sua avaliação sobre o Banco do Brasil. O banco norte-americano elevou a recomendação para os papéis de neutra para compra, em relatório divulgado na semana passada.

A decisão foi influenciada por medidas recentes do governo, incluindo uma medida provisória que prevê R$ 12 bilhões em apoio ao setor agropecuário. O programa deve atender até 100 mil produtores, especialmente pequenos e médios, com linhas de crédito a juros reduzidos e prazos mais longos, e deve beneficiar os papéis do Banco do Brasil (BBAS3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião