Febraban recebe alerta do Banco Central sobre movimentação atípica, entenda
|
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recebeu um alerta do Banco Central na tarde de domingo, 17, sobre uma movimentação atípica no mercado, associada à busca por operadores da criptomoeda Tether (USDT). Este fenômeno está sendo analisado como um possível ataque a participantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Em resposta imediata, a Febraban comunicou aos seus bancos filiados, que fazem parte dos Comitês de Prevenção a Fraudes e de Cyber Segurança, para que tomassem todas as iniciativas necessárias para prevenir o ataque. A Federação também está monitorando o caso em colaboração com as instituições financeiras, para acompanhar possíveis desdobramentos da situação.
Especialistas alertam para a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos
Fernando Galdino, Diretor de Portfólio e Estratégia na SEK, destacou a crescente sofisticação dos ataques ao sistema financeiro. “O episódio recente mostra como os criminosos têm buscado sofisticar suas operações explorando vulnerabilidades no ecossistema de pagamentos. Observamos um ambiente de crescente pressão sobre as instituições financeiras, com fraudes cada vez mais integradas ao uso de criptomoedas”, afirmou Galdino.
Em sua análise, ele ressalta que essa movimentação atípica confirma a tendência mapeada por seus estudos, que indica uma convergência entre ataques cibernéticos e mecanismos de lavagem de dinheiro em tempo real. “A mitigação passa por estratégias como modelos de Zero Trust, detecção de anomalias baseada em inteligência artificial e monitoramento contínuo de credenciais e dispositivos de borda, que permitem identificar comportamentos suspeitos antes que causem impacto sistêmico”, completou Galdino.
Rafael Dantas, Head de Segurança Cibernética da TLD, também comentou sobre a importância da cibersegurança. “A cibersegurança é um pilar inegociável para a integridade do sistema financeiro. Proteger o ecossistema exige ação coordenada entre instituições, reguladores e a sociedade”, afirmou Dantas. Ele reforçou que medidas como reforço no monitoramento, aumento dos níveis de autenticação e a integração das equipes de segurança são essenciais para garantir a continuidade operacional e a proteção do mercado financeiro.
O Banco Central e a Febraban estão tomando medidas rápidas para proteger o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) diante de uma movimentação atípica no mercado associada ao Tether (USDT). A situação revela a necessidade de vigilância contínua e uma resposta ágil de todas as partes envolvidas para evitar impactos graves ao sistema financeiro nacional.
Com informações da Agência Estado