Governo Lula terá 37 ministérios, afirma futuro ministro da Casa Civil
O novo governo Lula contará com 37 ministérios, anunciou o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o atual governador da Bahia, os titulares das pastas serão anunciados na segunda-feira (19). Atualmente, o Executivo conta com 23 ministérios.
O anúncio foi feito hoje, após Rui Costa se reunir com Lula, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e com o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. De acordo com ele, haverá o desmembramento de pastas, mas sem a criação de cargos.
Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios.
Desmembramento e criação de novos ministérios
Rui Costa adiantou que entre os ministérios que voltarão a existir no novo governo Lula, estão:
- Pesca
- Cidades
- Esporte
Ele ainda apontou o desmembramento de dois ministérios: da Economia e da Infraestrutura. Dessa forma, os novos ministérios na nova gestão Lula ficarão da seguinte maneira:
Ministério da Economia será dividido em:
- Fazenda
- Planejamento
- Gestão e Desenvolvimento
- Indústria e Comércio
Ministério da Infraestrutura será divido em:
- Transportes
- Portos e Aeroportos
Além dessas pastas, haverá também a criação do Ministério dos Povos Originários, que Lula prometeu durante a campanha e Rui Costa confirmou que, em breve, será anunciado o titular responsável.
Josué Gomes recusa convite para Ministério da Indústria
Ontem, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, recusou o convite feito por Lula para comandar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) — pasta que será recriada. Segundo informações do jornal O Globo, em conversa com o presidente eleito, o empresário alegou que questões de compliance em suas companhias o impedem de assumir a posição.
Gomes é filho do ex-vice presidente da República, José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois primeiros mandados (2002-2006 e 2006-2010). Além de ser presidente da Fiesp, dirige o maior grupo empresarial do setor têxtil, a Coteminas.
De acordo com rumores que circularam na imprensa na última semana, Josué Gomes foi convidado por Lula para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na quarta-feira (14). Na ocasião, o empresário pediu tempo para analisar a proposta — porém já havia a expectativa de que ele declinaria.
Novo governo Lula anuncia Haddad, Dino, Rui Costa, Múcio e Vieira como ministros
Há uma semana, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou os primeiros nomes da sua equipe ministerial. Fernando Haddad, Rui Costa, Flávio Dino, José Múcio Monteiro e Mauro Vieira foram confirmados pelo político como os titulares das pastas da Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores, respectivamente.
“Tomei a decisão [de anunciar os primeiros nomes] porque preciso que algumas pessoas já comecem a trabalhar”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa.