Política

Lula anuncia Haddad, Dino, Rui Costa, Múcio e Vieira como ministros

Lula anuncia ministros de seu novo governo

Primeiros ministros anunciados
Erick Matheus Nery
por Erick Matheus Nery

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou os primeiros nomes da sua equipe ministerial. Fernando Haddad, Rui Costa, Flávio Dino, José Múcio Monteiro e Mauro Vieira foram confirmados pelo político como os titulares das pastas da Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores, respectivamente,

“Tomei a decisão [de anunciar os primeiros nomes] porque preciso que algumas pessoas já comecem a trabalhar”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta (9). “Uma pesquisa disse que 95% do povo está achando que o governo vai dar certo. Se eu fosse perguntado, seria 100% de que o governo vai dar certo!”, reforçou Lula.

Confira mais informações sobre os ministros de Lula:

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Candidato derrotado na disputa pelo Governo de São Paulo nas eleições de 2022, Fernando Haddad é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. Formado em Direito, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia, o político também atua como professor da Universidade de São Paulo (USP).

Na Fazenda, Haddad será o responsável pela formulação e execução da política econômica do País, além da administração fazendária da União. Durante a gestão de Jair Bolsonaro, a pasta foi unificada junto a outras equipes no Ministério da Economia, que voltará a ser desmembrado no governo Lula.

Rui Costa, ministro da Casa Civil

Atual governador da Bahia, Rui Costa foi confirmado como ministro da Casa Civil do governo Lula. Assim, ele será o braço-direito do presidente eleito e principal interlocutor do político no Palácio do Planalto.

Economista de formação, Costa lidera o governo da Bahia desde 2015 e, em 2018, foi reeleito no primeiro turno das eleições, com 76% dos votos.

A Casa Civil é responsável pela integração entre os ministérios e pelo monitoramento das ações do governo, além do acompanhamento da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública

Senador eleito no último pleito, Flávio Dino é ex-governador do Maranhão, advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Na vida política, ele também conta com passagem pela Câmara dos Deputados e presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) durante o governo de Dilma Rousseff.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é a pasta responsável pela preservação da ordem pública e pela aplicação das Leis. Na gestão de Bolsonaro, a pasta foi ocupada pelo senador eleito Sergio Moro e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. Anderson Torres é o atual ministro.

José Múcio Monteiro, ministro da Defesa

Ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro será o ministro da Defesa do governo Lula.

Formado em Engenharia Civil, ele conta com um bom trânsito entre os militares e trabalhou ao lado de Lula como ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato do presidente. O Ministério da Defesa atua na direção superior das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

Ex-chanceler de Dilma Rousseff (PT), o embaixador Mauro Vieira foi nomeado por Lula como o novo ministro das Relações Exteriores.

Últimas atualizações
  atualização
09.12.2022 15:01

‘Vamos fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social’, diz Haddad

Anunciado nesta sexta-feira, 9, como futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad foi ao Twitter na sequência agradecer ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela indicação. Disse também que ele e o governo eleito vão fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social.

“Agradeço ao presidente @LulaOficial pela confiança ao me nomear Ministro da Fazenda. Os desafios são grandes e as oportunidades, maiores ainda. Vamos fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social. Vai, Brasil”, escreveu o ex-prefeito de São Paulo na rede social.

Com Estadão Conteúdo

09.12.2022 14:58

Ministro do Planejamento deve ser afinado com Haddad, diz Lula

Após anunciar o ministro da Fazenda e ser questionado sobre o perfil de quem irá comandar o Planejamento, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 9, que o futuro escolhido terá de ser “bastante afinado” com Fernando Haddad. “Já poderia ter indicado Planejamento hoje, mas se não vocês não terão notícia na segunda, terça-feira”, disse Lula, emendando que não deve haver divergências entre Fazenda e Planejamento.

“Perfil do Ministério do Planejamento será de um cara que esteja apto para cuidar do orçamento, bastante afinado com o Ministério da Fazenda. É preciso que trabalhem e pensem juntos para que não haja divergências entre eles”, afirmou Lula.

Reforçando que na próxima semana irá indicar outros ministros – mais do que os anunciados nesta sexta -, o presidente eleito apontou que precisa definir a quantidade de ministérios e secretarias de seu futuro governo.

“Vamos tratar com muito carinho, tenho que definir a quantidade de ministérios e secretarias e vou anunciar governo e em sua plenitude”, disse Lula.

Com Estadão Conteúdo

09.12.2022 11:42

Dino: “Total ênfase na segurança pública”

Flávio Dino, novo ministro da Justiça e Segurança Pública, reforçou que uma das determinações de Lula é de que a área de segurança pública seja uma das prioridades da gestão.

“Uma das determinações, orientações que ele frisou é de total ênfase à área de segurança pública. O presidente Lula determinou que na transição, e também no governo, a gente esteja muito próximo dos policiais. Não há nenhuma razão para não haver amplo diálogo com todos os profissionais da segurança pública”, comentou o ministro.

09.12.2022 11:37

Lula diz que anunciará novos nomes na próxima semana

Lula avisou que pretende anunciar novos ministros do seu governo na próxima semana.

“Na semana que vem, pretendo indicar mais que o dobro de hoje. Tenho só que definir a quantidade de ministérios e as secretarias que vamos criar”, destacou o presidente eleito.

09.12.2022 11:21

Mauro Vieira será ministro das Relações Exteriores

Anunciado por Lula como novo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira já ocupou o posto durante o segundo governo de Dilma Rousseff (PT) e, atualmente, comanda a Embaixada do Brasil na Croácia.

09.12.2022 11:13

José Múcio será ministro da Defesa

Ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro será o ministro da Defesa do governo Lula. Formado em engenharia civil, ele conta com um bom trânsito entre os militares e trabalhou ao lado de Lula como ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, no segundo mandato do presidente.

O Ministério da Defesa atua na direção superior das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

09.12.2022 11:12

Flávio Dino será o ministro da Justiça

Flávio Dino foi confirmado como o próximo ministro da Justiça e Segurança Pública. O senador eleito é ex-governador do Maranhão, advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão.

Na vida política, Dino também conta com passagem pela Câmara dos Deputados e presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) durante o governo de Dilma Rousseff.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é a pasta responsável pela preservação da ordem pública e pela aplicação das Leis. Na gestão de Bolsonaro, a pasta foi ocupada por Sergio Moro e André Mendonça. Anderson Torres é o atual ministro.

09.12.2022 11:11

Rui Costa será o ministro-chefe da Casa Civil

Atual governador da Bahia, Rui Costa foi confirmado como ministro da Casa Civil do governo Lula. Assim, ele será o braço-direito do presidente eleito e principal interlocutor do político no Palácio do Planalto. Economista de formação, Costa lidera o governo da Bahia desde 2015 e, em 2018, foi reeleito no primeiro turno das eleições, com 76% dos votos.

A Casa Civil é responsável pela integração entre os ministérios e pelo monitoramento das ações do governo, além do acompanhamento da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal.

09.12.2022 11:10

Fernando Haddad será o novo ministro da Fazenda

Candidato derrotado na disputa pelo Governo de São Paulo nas eleições de 2022, Fernando Haddad é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. Formado em Direito, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia, o político também atua como professor da Universidade de São Paulo (USP).

Na Fazenda, Haddad será o responsável pela formulação e execução da política econômica do País, além da administração fazendária da União. Durante a gestão de Jair Bolsonaro, a pasta foi unificada junto a outras equipes no Ministério da Economia, que voltará a ser desmembrado no governo Lula.

09.12.2022 11:08

Mauro Vieira no Itamaraty

Lula confirmou o embaixador Mauro Vieira como ministro das Relações Exteriores.

09.12.2022 11:06

Rui Costa da Casa Civil

Lula confirmou Rui Costa como ministro-chefe da Casa Civil.

09.12.2022 11:05

Flávio Dino na Justiça

Lula confirmou Flávio Dino como Ministro da Justiça.

09.12.2022 11:04

José Múcio na Defesa

Lula confirma José Múcio como ministro da Defesa.

09.12.2022 10:29

Haddad na Fazenda

Lula confirma Fernando Haddad como ministro da Fazenda.

09.12.2022 10:27

Haddad avisa que vai começar a formar equipe

Em rápida conversa com jornalistas, Fernando Haddad (PT) disse que vai começar a formar a sua equipe de trabalho e que não anunciará os primeiros nomes desse time durante a coletiva de imprensa promovida por Lula nesta manhã. O ex-ministro da Educação é o principal cotado para assumir o Ministério da Fazenda durante o próximo governo Lula.

09.12.2022 10:27

Marina Silva

Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva também é cotada para ser anunciada ministra da mesma pasta ainda nesta sexta-feira. Rompida politicamente com o PT depois da eleição presidencial de 2014, Marina se reaproximou de Lula neste ano e fez campanha para o petista.

09.12.2022 10:25

José Múcio Monteiro e Flávio Dino chegam ao CCBB

Cotados para compor o ministeriado de Lula, José Múcio Monteiro e Flávio Dino chegaram há pouco no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde ocorrerá o anúncio de Lula. Dino é cotado para o Ministério da Justiça, enquanto Múcio desponta como favorito para comandar o Ministério da Defesa.

09.12.2022 10:14

PEC da Transição

O anúncio dos ministros acontece logo depois de o plenário do Senado Federal aprovar a PEC da Transição, que amplia o teto de gastos em R$ 145 bilhões pelos próximos dos anos e excepcionaliza da regra fiscal até R$ 23 bilhões para investimentos. Lula tem trabalhado pela aprovação da PEC para que o Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família, seja mantido nos atuais R$ 600 por beneficiário e ainda sejam acrescidos R$ 150 por criança de até 6 anos.

09.12.2022 09:52

Cinco ministérios

Além de Fernando Haddad na Fazenda, são esperadas as nomeações do ex-governador da Bahia Rui Costa para a Casa Civil, do senador eleito Flávio Dino para o ministério da Justiça, do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para o Ministério da Defesa e do embaixador Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.

09.12.2022 09:49

Expectativa para o anúncio

A expectativa é de que Lula anuncie os titulares de cinco ministérios. No mercado, a ansiedade fica por conta, principalmente, da definição sobre quem vai comandar o Ministério da Fazenda, que deve ser recriado a partir da divisão da atual pasta da Economia. O nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad segue como o mais cotado para chefiar a Fazenda.

09.12.2022 09:09

Lula anunciará ministros nesta manhã

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará os primeiros ministros do seu próximo governo durante uma coletiva de imprensa que será realizada a partir das 10h, antes do jogo entre Brasil X Croácia pela Copa do Mundo.