XP Investimentos deverá realizar IPO em janeiro de 2020

A XP Investimentos deverá realizar sua oferta primária de ações (IPO) em janeiro do próximo ano. As informações foram apuradas e divulgadas pelo jornal “Valor Econômico”.

Conforme o jornal, a oferta poderá movimentar aproximadamente US$ 2,5 bilhões. De acordo com a última cotação do dólar, valor próximo de R$ 9,62 bilhões. Ademais, a composição atual do sindicato da XP Investimentos exclui apenas o Banco Safra e o BTG Pactual.

Em maio deste ano a XP havia anunciado que a abertura de seu capital foi postergado em razão de incertezas de mercado, somado ao fato que a empresa não precisa de capital.

Além disso, o conselho de administração da corretora teria decidido que a empresa deveria se preparar para realizar a oferta de ações na bolsa de valores de Nova York, Nasdaq, e não na B3 em São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Novo projeto da XP Investimentos

Uma outra razão que seria por trás do adiamento da oferta é que o projeto do banco da XP está atrasado. Por isso, a corretora não precisaria de capital novo para poder financiar o banco. O projeto estaria rodando internamente em sua versão beta. Ao mesmo tempo, aspectos regulatórios ainda estariam sendo ajustados com o Banco Central (BC).

Um dos objetivos da XP é lançar no mercado produtos de crédito e conta corrente, aproveitando a carta-patente aprovada pelo Banco Central (BC). Dessa a forma, a corretora quer disponibilizar o crédito até o meio do ano para seus clientes. A partir do segundo semestre deveria ser liberada a conta corrente.

O objetivo é oferecer empréstimos com spread bancário máximo de 1% por mês. Com isso, a XP trabalharia abaixo da média do mercado, que atualmente, é de 6%.

Saiba Mais: CVM processa novamente a XP Investimentos e seu fundador

O fundador da corretora, Guilherme Benchimol acredita que com a redução de juros no Brasil os clientes migrarão de grandes bancos para corretoras e outros agente do mercado financeiro.

““Isso vai mudar completamente, principalmente com o cenário de juros cada vez mais baixos. As pessoas precisam investir diferente. Vejo uma avalanche acontecendo. Quem vai dominar o sistema financeiro não será quem dominou nos últimos anos”, afirmou o fundador da XP Investimentos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião