5G: Brisanet (BRIT3) arremata em leilão faixa de 3,5 GHz para Centro-Oeste e Nordeste

A cearense Brisanet (BRIT3), maior provedora de telecomunicações do Nordeste, arrematou os lotes C04 e C05, na faixa 3,5 GHz (gigahertz), no leilão do 5G, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (4). Os blocos correspondem, respectivamente, às regiões Nordeste e Centro-Oeste.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com lance vencedor de R$ 1,250 bilhão, a Brisanet ganhou o direito de expandir sua rede de banda larga com o 5G no Nordeste e também começar a oferecer serviços de telefonia móvel em todos os nove estados da região.

Em um segundo lance vencedor, de R$ 150 milhões, a empresa arrematou a região Centro-Oeste e terá o compromisso de ofertar o serviço de 5G em municípios com menos de 30 mil habitantes na região.

“Temos uma nova prestadora de serviço móvel pessoal”, destacou o presidente da Comissão Especial de Licitação do 5G na Anatel, Abraão Balbino e Silva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em relação ao lote do Centro-Oeste, a exceção são dois setores:

  • no Estado de Mato Grosso do Sul — o Município de Paranaíba,
  • no Estado de Goiás — as cidades de Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Itumbiara, Paranaiguara e São Simão.

Já o lote de 5G da região Norte e do Estado de São Paulo foi obtido pela Sercomtel, do Paraná.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Regras do leilão do 5G

O edital da Anatel prevê que serão ofertadas quatro faixas de frequência no leilão do 5G: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. O prazo de outorga — direito de exploração das faixas — será de até 20 anos, prorrogáveis.

Cada uma dessas faixas foi dividida em blocos nacionais e regionais, de modo que cada faixa de frequência pode ter mais de uma empresa vencedora, com atuações geográficas coincidentes e/ou distintas.

As empresas interessadas farão ofertas por blocos inteiros. Cada faixa tem uma finalidade específica, então é esperado que atraiam empresas diferentes, com objetivos diversos.

O leilão do 5G começou pelos blocos de 700 MHz, depois foi para a faixa de 3,5 GHz; de 2,3 GHz; e terminará com os blocos de 26 GHz. A expectativa é de que dure dois dias e seja concluído somente na sexta-feira (05).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião