Bolsa vai abrir em 25 de janeiro? Veja o que vai funcionar no aniversário de São Paulo

No próximo dia 25 de janeiro, o aniversário da Cidade de São Paulo celebra este ano os 470 anos da cidade. A data é feriado na capital paulista, polo econômico brasileiro, e pode modificar o funcionamento de alguns serviços básicos, como bancos, rodízio de carros e transportes públicos. Confira a seguir o que muda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Neste 470º aniversário da cidade de São Paulo, haverá pregão regular. Por outro lado, os bancos não abrem e o rodízio de carros para circulação está suspenso. Além disso, serviços como shoppings e supermercados funcionam normalmente.

Antigamente, o feriado da capital paulista costumava fechar em feriados do estado e da cidade de São Paulo, sede da Bolsa. Entretanto, desde 2022 essa paralisação só acontece em feriados nacionais e em vésperas de Natal e Ano Novo.

Quem vai trabalhar no dia 25 de janeiro?

Trabalhadores da iniciativa pública e privada em São Paulo têm direito ao feriado do aniversário da cidade, com exceção daqueles que tem alguma especificidade em contrato a respeito de jornada de trabalho no feriado.

Em geral, funcionários que não têm previsão de trabalhar no feriado, caso tenham alguma função no dia, deverão ser remunerados com o dobro do valor. Sendo assim, se o empregado recebe R$ 100,00 por dia, em seu dia de trabalho no feriado deverá receber R$ 200.

Essa regra vale para quem trabalha presencialmente em empresa localizadas em São Paulo e também para funcionários de home office em outra localidade cuja firma está na capital paulista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Bolsa e bancos vão funcionar no feriado do Aniversário de São Paulo?

No dia do aniversário de São Paulo, a bolsa de valores brasileira abrirá normalmente.

As negociações da B3 nesta quinta-feira (25) seguirão o horário regular, das 10h às 17h. A pré-abertura do mercado ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market, de 17h25 e 17h30.

As negociações com o Ibovespa futuro permanecem entre 9h e 17h55.

“Temos operações originárias de todas as partes do país e um volume importante de negociações realizadas por investidores estrangeiros. Optamos então por considerar em nosso calendário apenas as datas de feriados nacionais”, explica o superintendente de negociação da B3, Thiago Ferraz, em nota à imprensa.

Por outro lado, a Febraban considera o dia um feriado oficial e os bancos não abrirão no feriado.

Sendo assim, é recomendado que os clientes procurem canais digitais (aplicativos ou Internet Banking) para pagamentos ou transferências necessárias, enquanto as agências estarão fechadas.

Carnês e contas de consumo com data de vencimento para o dia 25 de janeiro poderão ser pagos sem acréscimos na próxima sexta-feira (26), quando o funcionamento retorna ao normal.

Além disso, para aposentados e pensionistas, as agências do INSS na capital paulista não abrirão, com o retorno regular no dia seguinte (26).

Funcionamento dos serviços no dia 25 de janeiro

O primeiro feriado do ano para os paulistas também traz algumas novidades.

Na quinta-feira (25), as passagens de ônibus serão gratuitas. A iniciativa faz parte de uma nova medida, que também implementou as viagens de ônibus grátis aos domingos na capital, quando os veículos eram subaproveitados.

Além do passe livre nos ônibus, o rodízio de carros em São Paulo também será suspenso para o feriado da cidade. Assim, não haverá restrições de placas circulando pela cidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião